Abdon Batista sofre o efeito das fortes chuvas e prefeitura decreta situação de emergência

Em quatro dias choveu aproximadamente 300 mm em Abdon Batista, quando o volume normal seria de 150 mm para todo o mês de junho. Por conta disto, o prefeito Lucimar Salmória decretou situação de emergência no município ainda na tarde da última sexta-feira.

Somente na noite da última sexta-feira (27/06), choveu em poucas horas cerca de 70 mm. Com a enxurrada vários pontos do município apresentaram alagamentos, pequenos deslizamentos e bueiros entupidos. Alguns trechos das estradas do interior também apresentaram avarias. A ponte do Araçá, que Liga Abdon Batista à Cerro Negro, sobre o Rio Canoas, foi destruída parcialmente pela força das águas e segue interditada por tempo indeterminado.

O prefeito Lucimar escalou e comandou grupos de trabalhos que atenderam diversos chamados, resolvendo assim, problemas pontuais causados pela enxurrada, evitando maiores danos com os alagamentos. Já na manhã de sábado os trabalhos tiveram continuidade, sendo retomados na manhã de segunda-feira.

De acordo com Lucimar, todos os esforços foram e estão sendo empreendidos no intuito de restabelecer a normalidade no município. “Desde o início da enxurrada da última sexta-feira, mobilizamos uma grande equipe que trabalhou em defesa da população. Enquanto o nível da água subia nossas máquinas abriam valas, desentupiam bueiros, evitando assim que as residências fossem alagadas. Vale aqui meu agradecimento todo especial aos funcionários do nosso município, em especial aos da Secretaria de Obras, de Urbanismo e à Defesa Civil, coordenada pelo Juliano Mecabô, que se empenharam para atender da melhor maneira possível a população”

A Defesa Civil do Município encaminhou um relatório ao governo do estado e agora aguarda a homologação do decreto de situação de emergência e da sensibilização das autoridades em conceder um aporte ao município para recuperação das avarias.