Dados do Município

Região Turística: Vale dos Imigrantes

Localização: Abdon Batista, localiza-se no Planalto Sul de Santa Catarina e integra a microrregião da AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense). Faz limites ao Norte com: Vargem e Campos Novos; ao Sul : Anita Garibaldi; ao Leste: Cerro Negro e São José do Cerrito; ao Oeste: Campos Novos.

Área Geográfica: Sua área territorial é de 235,6 km².

Altitude: 719 metros.

Clima: O clima do Município, classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões quentes apresentando uma temperatura média anual de 16,6 graus centígrados e uma  precipitação total anual entre 1600 a 1900mm.

Hidrografia: Abdon  Batista é banhado pela bacia do Rio Canoas, apresentando como seus principais afluentes o Lajeado Demeneck, Arroio da Raia, Arroio Bonito, Arroio Daniel e Vargem.

O Rio Canoas, nasce no município de Urubici e desemboca  no Rio Uruguai. Possui 24.992 km² de curso.

Vegetação

A extensão territorial do  Município é coberta com vegetação rica em araucárias, cedros, canelas, taquaras e cipós. Existe em Abdon Batista muitas áreas de reflorestamento, como: pinus elliotis e eucaliptos.

O relevo é constituído por planaltos fortemente dissecados de formação basáltica, cujo solo possui  fertilidade variando de média a boa, de textura normalmente argilosa, com condições de manejo da terra variando de razoáveis a boas.

Censo 2023:          

Total da população – 2.598 pessoas