CRAS de Abdon Batista realiza trabalho voltado à valorização da vida

Há muito se tem discutido sobre o suicídio no Brasil, no momento, sabe-se que um dos maiores índices que leva ao comportamento são os sintomas de depressão. O suicídio está em segundo quanto ao fator de morte entre os jovens, perdendo apenas para os acidentes automobilísticos.

Outrossim, cada vez mais faz pensar os profissionais sobre onde se está pecando. Quais as necessidades dessas crianças e jovens não está sendo suprida pela família e/ou sociedade, que desencadeiam tantos comportamentos na região? O que está prevalecendo na cabeça desses indivíduos? Medo? Pressão? Curiosidade? Depressão?

Em busca dessas respostas, a equipe do CRAS buscou desenvolver um trabalho voltado para o tema do decorrer do mês de maio e junho do corrente ano. Diante da disseminação do Jogo Baleia Azul nos últimos meses na região do município de Abdon Batista, a Equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, trabalhou com os jovens dos Projetos Jovem Agricultor e Menina Bonita as “armadilhas” envoltas nas redes sociais e culminou na Valorização da Vida.

Neste intuito, fez-se alusão ao Jogo Baleia Rosa onde baseou-se algumas atividades práticas propostas aos adolescentes, inclusive os Orientadores Sociais, Jaiciane Telles e Jean Rodrigo da Rocha, a partir disso, focaram os trabalhos na valorização da família através de desenhos e relatos.

Ainda, com as crianças do Projeto Pequeno Cidadão foi abordada a temática de maneira lúdica, onde também com base no Jogo Baleia Rosa direcionou-se algumas atividades práticas. Também, os Orientadores Sociais incentivaram a formação do livro da vida e de porta-retratos com fotos, os quais ficaram expostos na sala onde são desenvolvidos os projetos.

A Assistente Social Maristela Lorenzoni e a Psicóloga Monalise Grassi, também, verbalizaram sobre a temática em roda de conversa com o grupo de idosos “Boas Lembranças”, os quais trouxeram relatos de sua juventude e indignavam-se com as mudanças trazidas pelas novas leis e tecnologias.

O objetivo do CRAS com o desenvolvimento desses projetos é trabalhar o fortalecimento de vínculos sociais e familiares, almejando o pertencimento a grupos e o aumento do sentimento de pertença, sendo esses essenciais para que as crianças e jovens sintam-se seguros e não entrem em jogos que visam o término da própria vida ou afins.

Isso posto, na consciência de que esta não é a primeira e nem será a última armadilha trazida pelas redes sociais a este publico, a equipe do CRAS vem dar atenção e, também, chamar a atenção dos familiares e da sociedade quando a necessidade de cuidados com a saúde emocional das crianças e adolescentes.

Destarte, salienta-se que o CRAS é um órgão público dentro da Assistência Social que através da Secretária Fabiana Mecabo, não mediu esforços para apoiar a realização destes trabalhos.

Enfim, tem-se consciência de que foi pequena a parcela de público atingida com essa mobilização, porém, o trabalho de prevenção acontece aos poucos e a disseminação acontece na mudança comportamental e de qualidade de vida.   

 

Monalise Grassi – Psicóloga – CRP 12/09373

Especialista em Avaliação Psicológica e Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Formação em Hipnose Clínica