Cedup de Abdon Batista realizou aula inaugural do curso técnico em Agropecuária

Foi realizada na manhã dessa segunda-feira dia 20 de março a aula inaugural no Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) Ernesto Antônio Debastiani, de Abdon Batista. Na primeira turma estão matriculados 27 alunos que irão cursar o Curso Técnico Profissionalizante em Agropecuária.

A solenidade realizada às 10h contou com a presença da Gerente de Educação da ADR Campos Novos, Patrícia Tomazoni Pelentir, o Presidente da Câmara de Vereadores de Abdon Batista, Sergio Ceregati, o Deputado Estadual Romildo Titon, o Prefeito Municipal de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmoria, o Secretário da ADR Campos Novos, Jairo Luft, além de secretários do município, alunos, professores e imprensa.

Com obras concluídas no final do ano de 2016, o Cedup foi construído pela Construtora Solo LTDA  e recebeu R$ 6,7 milhões em investimentos por parte do Governo do Estado de Santa Catarina. Focado no ensino profissionalizante e técnico, a escola traz para a 8ª Regional possibilidade de formação naquela que é a atividade primeira no quesito desenvolvimento econômico regional atualmente.

Com parceria estreita com a Prefeitura Municipal de Abdon Batista, que assumiu o transporte dos alunos, e ainda viabilizou por meio de convênio com o Governo do Estado, no valor de R$ 418 mil, o acesso a instituição. O Centro de Educação Profissionalizante oferece, além do habitual ensino médio que já existia no município, a conclusão em nível técnico, buscando a capacitação dos jovens nesta modalidade e o aperfeiçoamento da mão de obra.

De acordo com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Jairo Luft esta, é uma ação de grande valia para a regional, haja vista a importância de uma escola profissionalizante deste vulto iniciar as atividades, colocando à disposição da comunidade dos municípios ensino profissionalizante gratuito e de qualidade. “Focamos em proporcionar aos alunos capacitação e formação nesta que é a atividade mãe na região. Este era um anseio dos municípios, em capacitar mão de obra de forma qualificada.”, explicou.

A gerente de educação da ADR Campos Novos, Patricia Tomazoni Pelentir ressaltou ainda que o Curso Técnico em Agropecuária funcionará em sistema de Ensino Médio Profissionalizante, oferecendo aulas aos alunos diariamente em período matutino e três dias no vespertino.

Já o prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmoria, enfatizou a importância da implantação do CEDUP, no município. “Temos que ressaltar que o Centro Profissionalizante de Educação Ernesto Antonio Debastiani abre suas portas e recebe a primeira turma do curso técnico em agropecuária. Esforços foram empreendidos para que este curso se concretizasse trazendo conhecimento e capacitação a jovens do ensino médio de Abdon Batista e região. Muito se foi discutido até chegar ao curso de técnico em agropecuária e tanto esforço foi feito porque esta é a atividade primeira no que diz respeito a impulsionar a economia da nossa região”, ressalta.

A inauguração oficial do Cedup está prevista para o dia 21 de abril, inclusa inclusive, no calendário de eventos alusivos à comemoração do dia do município de Abdon Batista.