Assinada a Ordem de Serviço para as Obras do Saneamento Básico em Abdon Batista

Com investimento de R$ 3.359.942,49, a obra representa o maior convênio assinado pelo município durante toda a sua história.

A assinatura dos contratos que dão a ordem de serviço para a execução das obras de esgotamento sanitário no município aconteceu durante a cerimônia de Inauguração da Prefeitura Municipal, na noite desta sexta-feira (23).

O prefeito Lucimar Salmória, juntamente com o superintendente estadual da FUNASA, Adenor Piovesan, representantes da empresa vencedora do certame licitatório e autoridades locais assinaram o documento oficial.

O Prefeito abdonense destacou o grande empenho da atual administração para que este sonho pudesse se tornar realidade. “Muitas vezes não nos encontram no gabinete, mas é por uma boa causa. Ninguém vem nos oferecer nada aqui, precisamos ir atrás e incansavelmente buscar os recursos e assim o desenvolvimento do município. A luta foi árdua, mas vencemos, e hoje assinamos a ordem de serviço para a obra que a longo prazo vai repercutir na melhoria da saúde e conseqüentemente na qualidade de vida do cidadão. Agradeço ao Governo Federal e à FUNASA, em nome do Adenor, que nos ajudou a conseguir algo que a maioria considerava impossível”, frisou Lucimar Salmória.

Obras antes vistas apenas em grandes centros agora são realidade em pequenos municípios. Na visão do superintendente estadual da FUNASA, Adenor Piovesan, esta vem sendo a grande marca do Governo Federal. “Esgotamento Sanitário hoje é uma necessidade que precisa contemplar 100% da população, pois isso é sinônimo de saúde. Estamos lutando para levar este benefício ao maior número de municípios possível. Parabenizo ao prefeito Lucimar Salmória pela vontade e garra empreendida  em defesa dos interesses de Abdon Batista”, salientou.

No ano de 2013, 128 municípios catarinenses apresentaram projetos junto à FUNASA, almejando receber recursos para as obras de saneamento básico. Após rigorosas análises apenas 28 foram contemplados, entre eles, Abdon Batista.

A execução do trabalho, que deve ter início já nas próximas semanas, compreende na construção de rede coletora de esgoto, estação de tratamento, entre outros. Com o processo concluído, Abdon Batista, que hoje não tem sequer um metro de saneamento básico, terá 94% do perímetro urbano atendido.

As obras desencadearão uma série de outras ações já planejadas pela atual administração,  como a revitalização do Lajeado Demeneck, o asfaltamento das ruas centrais da cidade e construção de passeios padrão.