Secretaria Municipal de Saúde lembra o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

No dia 25 de janeiro, foi lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o estado não é considerado área endêmica.

A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, não é hereditária e é transmitida de pessoa a pessoa, através de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento.

Os sintomas que a doença apresenta são:

* lesões de pele com alteração de cor e de sensibilidade ao calorao frio, à dor, ao tato; dormência; formigamento;

*nódulos (caroços doloridos);

*edemas (inchaços);

*manchas esbranquiçadas ou de cor parda.

Em 2014, foram diagnosticados 127 novos casos de hanseníase em Santa Catarina. Em 2013, o número de registros foi de 154 casos novos da doença. O nosso município não apresenta casos diagnosticados da doença.

O tratamento é eficaz, e é distribuído gratuitamente aos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). Se o diagnóstico for realizado precocemente e o tratamento de forma correta, serão evitados incapacidades físicas e o preconceito social decorrente da doença.

A hanseníase tem cura desde que tratada corretamente.

Se apresentar algum dos sintomas listados acima, procure a Unidade Básica de Saúde e tire suas duvidas.

Texto: Secretaria Municipal de Saúde (Enfermeira Gislaine Laiz Palavro)