Frei Alzinir – O abdonense que acompanhou a renúncia do Papa Bento XVI e a escolha do novo Pontífice

O Frei Alzinir Francisco Debastiane, filho da senhora Sustene Zanchett Debastiane, de 93 anos é natural de Abdon Batista e está na cidade em visita a seus familiares.  Residente em Roma desde 2012, ele é um dos Delegados da Ordem Secular dos Leigos dos Irmãos Carmelitas Descalços. Trabalha na orientação dos grupos da ordem, espalhados por todo o mundo.

Ordenado Padre em Abdon Batista no ano de 1991, com 29 anos, Frei Alzinir seguiu seu caminho como pároco em cidades da região sudeste. Desde o ano passado está em Roma, onde assumiu a missão que considera uma das mais importantes da sua vida como missionário.

Na Itália o Frei conta que presenciou um fato que chamou a atenção do mundo, pois não acontecia a 600 anos na igreja católica: a renúncia de um Papa. “Eu acompanhei a última audiência de Bento XVI. Estava lá quando ele anunciou que iria se afastar. Foi uma surpresa muito grande para todos, pois os Papas costumam seguir até o fim”, disse ele.

Quanto ao novo Pontífice, o Papa Francisco, o Frei Alzinir afirma ser uma pessoa mais próxima dos fiéis, mais carismático, simpático, uma Papa que “quebra protocolos”.

O Frei segue na cidade nos próximos dias. O pároco participará da Missa de domingo no Santuário Nossa Senhora da Saúde, onde levará mensagens aos fiéis. Uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da vida e das histórias desta importante e abençoada figura humana.