Abdon Batista passa a integrar o projeto “Balde Cheio”

Será lançado em março em Abdon Batista, o projeto Balde Cheio, que busca incrementar o crescimento da pecuária leiteira nas pequenas propriedades rurais em todo o país. Pesquisado pela Embrapa, é desenvolvido pela Empresa Cooperideal, que será responsável pela difusão da iniciativa no município.  A parceria foi firmada pelo prefeito Lucimar Salmória na tarde desta terça- feira (26) em reunião realizada em seu gabinete, com representantes da Cooperideal e da EPAGRI.

A Cooperideal, que operacionaliza o Balde Cheio, prevê a aplicação de uma metodologia inovadora, onde uma propriedade leiteira de agricultores familiares é utilizada como "sala de aula prática", com a finalidade de atualizar e praticar os conhecimentos de todos os envolvidos e, ao mesmo tempo, servir como referência de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental na produção do leite. Com isso, a ideia é elevar o ganho e promover o aumento da produção leiteira no município.

O Médico Veterinário do município, Juliano Pinheiro e o Agrônomo Juliano Mecabô serão os responsáveis por receber e repassar todas as orientações a quem aderir a iniciativa. Ambos enfatizaram a importância da utilização de novos meios e a tecnologia em benefício dos produtores de leite da cidade. Os dois também são responsáveis por identificar as propriedades que mais se caracterizam com o programa para que se dê início às atividades.

O prefeito afirmou que o projeto vem de encontro ao compromisso firmado em dar respostas eficientes para as deficiências agrícolas do município e concretizar o desenvolvimento da bacia leiteira local. De início, em caráter experimental, o projeto será desenvolvido em sete propriedades e posteriormente aberto a todos os produtores interessados.