Programa “Bolsa Cultura” é ampliado

Criado em 2013 pela atual gestão com o objetivo de dar um aporte financeiro aos integrantes da Fanfarra Municipal de Abdon Batista (FAMAB), o benefício vem servindo como fator motivacional para um maior rendimento e aproveitamento das aulas e frequência nos ensaios.

Por conta do sucesso conquistado através desta iniciativa de incentivo, a Administração Municipal realizou neste ano um reajuste no valor repassado aos integrantes da Fanfarra. Com isso, o auxílio que é mensal passou de 80 para 100 reais.

E também como forma de ampliação do programa, na noite desta terça-feira (30), em ato ocorrido no gabinete do prefeito Lucimar Salmória, o benefício foi concedido a mais 13 jovens músicos. Desta forma, o número de integrantes beneficiados passa de 23 para 36.

Com o auxílio os integrantes da FAMAB se sentem valorizados e motivados a continuar no grupo, relatou na oportunidade o maestro da FAMAB, Telmo Gerent. “Nosso trabalho, além de descobrir e desenvolver novos talentos, é também cobrar para que os resultados apareçam. Com o “Bolsa Cultura”, tornamos estes jovens mais responsáveis, pois notamos nossos alunos mais presentes, dedicados e comprometidos”, disse ele.

O jovem Yuri Ceregatti, de 18 anos, integrou a Fanfarra durante 4 anos, mas estava há 6 meses fora do grupo. Sentiu falta, retornou, e foi reintegrado ao programa de incentivo. “Precisei me afastar para poder trabalhar, mas não consegui ficar longe da música. Senti falta dos amigos, das aulas, aprendizados e apresentações, por isso resolvi voltar e não abandono mais”, relatou.

Lucimar Salmória, prefeito Municipal de Abdon Batista, também destaca os bons resultados desta ação. “Eu vejo que a administração Municipal está no caminho certo, fazendo com que a população note o trabalho desenvolvido. No caso da Fanfarra, estamos permitindo que nossas crianças e jovens possam descobrir e desenvolver seus talentos musicais e ainda receber por isso. Ver a alegria de cada integrante da FAMAB e de seus familiares é muito gratificante”, frisou.

Atualmente a fanfarra conta com cerca de 40 alunos, mas apenas os integrantes efetivos têm direito a bolsa. Os aprendizes precisam esperar seu acesso oficial no grupo para então receber a ajuda.