O maior evento esportivo da Região dos Lagos teve início no sábado

Sábado, dia 27 de setembro, teve início no Ginásio Municipal de Esportes de Cerro Negro, o maior evento esportivo da Região dos Lagos. A 8ª Copa Futsal Região dos Lagos e a 5ª Copinha, é um evento esportivo que há oito anos reúne as seleções dos municípios de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Celso Ramos e Cerro Negro no Estado de Santa Catarina e Esmeralda e Pinhal da Serra no Estado do Rio Grande do Sul. A 8ª Copa e a 5ª Copinha Futsal Região tem como tema: “A integração e o desenvolvimento da Região dos Lagos através do esporte”.

As competições tiveram início às 14 horas, porém a abertura oficial aconteceu às 20 horas contando com as presenças de prefeitos, vereadores, secretários municipais da região, além da presença do secretário da SDR Lages, João Alberto Duarte e do diretor da SDR Lages Juarez Mattos.

Abdon Batista esteve representada pelo prefeito Lucimar Salmória, pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wilson Vieira Branco, pelo secretário de planejamento, José Zanchett Correa e pelo presidente do PMDB municipal, Nilton Mocelin.

A prefeita anfitriã, Sirlei Kley Varela enfatizou a alegria e a satisfação em receber no município de Cerro Negro o maior evento esportivo da região. “É motivo de orgulho recepcionar tantos amigos em nosso município para sediarmos a abertura da Copa Região dos Lagos. Só temos a agradecer ao Jornal Correio dos Lagos pela realização deste grandioso evento”, comentou a prefeita, ressaltando que a abertura da Copa fez parte das comemorações dos 23 anos de emancipação do município de Cerro Negro, comemorados na sexta-feira (26).

O secretário da SDR Lages, João Alberto Duarte, parabenizou o município de Cerro Negro pelos 23 anos de emancipação, parabenizando também o Jornal Correio dos Lagos pela realização da Copa integrando estados e municípios.

O diretor do Jornal Correio dos Lagos, Fernando Júnior Ambrosio, destacou que esta é a verdadeira festa do esporte na região. “Só temos que agradecer aos municípios, às equipes e aos prefeitos, vereadores e autoridades que marcaram presença. Agradecemos a cada atleta pela participação, e também ao município de Cerro Negro que sediou esta abertura. É motivo de alegria para nós organizadores da Copa, promover a 8ª edição com a participação de todos”, frisou Júnior.

Jogos da 1ª rodada

As primeiras equipes participantes da 5ª Copinha que entraram em quadra foram: Pinhal da Serra contra Celso Ramos. A equipe de Celso Ramos tem vários garotos bom de bola, porém se destaca o jogador Alessandro, que é craque e marcou o primeiro gol abrindo o placar, e com a ajuda dos demais jogadores ampliaram uma grande vitória sobre Pinhal da Serra, fazendo nos relembrar o jogo do Brasil e Alemanha, os celso – ramenses como os alemães marcaram 7, enquanto os pinhalenses como os brasileiros apenas um no final. Este foi apenas o primeiro dos vários jogos que virão. Quem perdeu pode recuperar, assim como quem ganhou poderá somar ainda mais.

Em seguida entraram em quadra os adultos da Copa, Celso Ramos contra Pinhal da Serra. Os adultos de Celso tiveram maior dificuldade do que os pequenos, empataram no primeiro tempo em 1 a 1, porém venceram no segundo tempo por 3 a 1.

Na Copinha os garotos de Anita Garibaldi jogaram contra Campo Belo do Sul. Este ano Anita formou uma forte equipe, assim como Celso Ramos e Esmeralda, já Campo Belo renovou e não demonstrou tanta rivalidade. Anita venceu Campo Belo sem grandes dificuldades por 2 a 0.

Na Copa Anita Garibaldi enfrentou Campo Belo do Sul em um jogo que somou 16 gols. Marcelo de Anita abriu o placar, logo veio o empate. Os anitenses ampliaram e empataram novamente, final do 1º tempo em 2 a 2. No 2º tempo Campo Belo do Sul surpreendentemente ampliou uma larga vantagem de 6 a 2 sobre os anitenses, porém esqueceram que Anita Garibaldi foi uma guerreira, assim como os anitenses e quando poucos acreditavam em uma reação os anitenses, foram lutando, lutando e empataram em 6 a 6 e ampliaram o placar em 8 a 7. Quando acreditaram na vitória, esqueceram que faltava três segundos para fim de jogo e Campo Belo como não desiste nunca, deixou tudo igual em 8 a 8.

Na terceira disputa da noite na Copinha entraram em quadra Capão Alto contra Esmeralda. Neste jogo 12 gols foram marcados, jogo este totalmente diferente do jogo de Anita e Campo Belo, que ambas as equipes marcaram. Neste jogo somente os gaúchos marcaram, Esmeralda derrotou Capão Alto por 12 a 0, e demonstra que está determinada em levar o troféu de campeão 2014 para o Rio Grande do Sul.

Já na Copa, Capão Alto demonstrou superioridade sobre Esmeralda, vencendo os gaúchos por 9 a 3.

Na Copinha entraram em quadra os donos da casa, Cerro Negro contra Abdon Batista. Abdon abriu o placar e estava vencendo até que a grande torcida cerro – negrense intimidou os abdonenses e elevou a confiança dos anfitrões, que conseguiram fazer seu dever de casa com um placar de 4 a 2.

Após este jogo aconteceu à abertura oficial e em seguida entraram em quadra as autoridades, uma equipe formada por autoridades de Abdon Batista e Cerro Negro e outra por autoridades de Campo Belo do Sul. Em quadra as autoridades de Campo Belo foram superiores, e  ressaltaram que o resultado de 4 a 2 para os campo – belenses se deve a benção do prefeito de Campo Belo, Padre Edilson. Sabe-se do poder do padre Edilson, porém quem abençoou a todos na abertura foram dois padres, padre Dionei de Cerro Negro e padre Edilson de Campo Belo, então na benção ficou empate, em quadra Campo Belo venceu.

Para finalizar as disputas da noite entraram em quadra os tetracampeões cerro – negrenses contra os Campeões da primeira edição da Copa Abdon Batista.  No primeiro tempo Cerro Negro fechou com 2 a 1. No segundo tempo Abdon Batista empatou fechando o placar em 2 a 2.

Texto: Antônio Ronaldo Sutil – Jornal Correio dos Lagos

Fotos: Odilon Zanchett – Prefeitura de Abdon Batista