Município segue em busca de soluções para melhorar a qualidade da água

Na última semana o prefeito Lucimar Salmória, a Diretora do Departamento de Água e Esgoto Municipal, Maristela Palavro, e funcionários responsáveis pela água, estiveram reunidos mais uma vez com representantes do CISAM (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental), e empresas do ramo, na intenção de buscar soluções para a melhoria da qualidade da água distribuída no município. 

Na conversa, foram novamente debatidas soluções para combater o excesso de flúor e sais na água, identificados pela FUNASA, através de pesquisas realizadas no primeiro semestre deste ano. 

“Estamos muito preocupados e não escondemos que os problemas com a qualidade e distribuição da água existem. Mas posso garantir, que tudo o que pode ser feito está sendo feito, e o quanto antes pretendemos resolver este grande problema e distribuir água de qualidade à nossa população”, afirmou o prefeito Lucimar. 

Nasser Ibraim, químico do CISAM, relatou na oportunidade, que outros municípios da região também apresentam os mesmos problemas, pois é uma característica dos mananciais profundos locais. Afirmou ainda, que é possível reverter esta situação, por isso, está sendo realizado um estudo para ver o que é mais viável economicamente e tecnicamente neste momento. 

Quanto à distribuição da água, a atual gestão municipal também luta contra os diversos problemas e já tem as soluções. O processo licitatório para as obras de substituição de toda a rede de água antiga já foi realizado e os trabalhos acontecerão simultaneamente com a implementação do saneamento básico, que tem o início previsto ainda para este ano.