CRAS de Abdon Batista comemora 3 anos de atividade

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Abdon Batista comemorou três anos no último sábado dia 14 de junho, mas a festa aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 13, no ginásio Júlio Martendal.

Em uma tarde bastante animada as crianças do projeto “Pequeno Cidadão”, seus pais e familiares, integrantes do “Clube de Mães”, “Grupo dos Idosos”, representantes de diversas comunidades e autoridades municipais participaram das festividades em comemoração à data. Juntos, celebraram a realização de todos os projetos que são desenvolvidos pelo CRAS em parceria com o município, através da Secretaria de Assistência Social.

A alegria contagiou a todos que participaram dos jogos, danças e brincadeiras realizadas na comemoração. Destaque também para a apresentação da Fanfarra Municipal de Abdon Batista, outro projeto desenvolvido pelo CRAS. O público presente e crianças do projeto “Pequeno Cidadão” participaram ainda de uma gincana intergeracional, onde todos brincaram juntos, o que oportunizou a integração entre jovens e adultos.

O prefeito em exercício, Elmar Marino Mecabô, na abertura do evento ressaltou a importância do trabalho realizado pelo CRAS, o comprometimento de cada envolvido nas ações que estão sendo realizadas e parabenizou os colaboradores e integrantes dos projetos pela data especial.

A Coordenadora do CRAS, Maristela Lorenzoni, também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido nesses três anos em Abdon Batista. “O CRAS é a porta de entrada de nossas famílias, é um local de acolhimento, que visa o fortalecimento de vínculos e de garantia de direitos, e é isso que está sendo feito. De maneira séria e comprometida estamos lutando ao máximo para que estes objetivos sejam cumpridos. Parabéns a todos os envolvidos e muito obrigado pelo apoio”, completou.

Quem comemora o bom andamento das ações também são os alunos. Ariane da Silva Madruga tem 12 anos, por isso é o seu último ano dentro do Projeto Pequeno Cidadão, mas a partir de 2015 pretende ingressar em outra atividade desenvolvida pelas equipes do CRAS. “Estou a dois anos participando do projeto e aprendi muito, por isso não quero parar por aqui. Minha intenção agora é aprender música na Fanfarra Municipal assim que encerrar minha participação no Pequeno Cidadão”, relatou.

Conheça o CRAS

O CRAS é a porta de entrada das famílias para todos os programas, projetos e benefícios socioassistencias, é muito mais que um espaço técnico, é um espaço de acolhimento destinado a fortalecer os vínculos familiares e comunitários de seus usuários, consolidando assim a autonomia e o protagonismo de cada cidadão.

Entre todas as atividades do CRAS destaca-se: campanhas socioeducativas, apoio às famílias e indivíduos na garantia de seus direitos, acompanhamento psicossocial das famílias referenciadas, proteção social proativa, palestras, encaminhamentos a rede, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Projetos: Grupo de Gestantes, Grupo de Mulheres, Pequeno Cidadão, Fanfarra Municipal, Cursos Profissionalizantes, Jovem Agricultor, Grupo de Idosos “Conviver”