Projeto de Preservação de Nascentes em Abdon Batista recebe Prêmio Expressão de Ecologia

O projeto “Recuperação de nascentes do município de Abdon Batista – modelo Caxambu” foi premiado na última sexta-feira (30/04) em Florianópolis, durante o evento do 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação de Recursos Naturais. A ação foi realizada entre a Administração Municipal de Abdon Batista em parceria com a ENERCAN – Campos Novos Energia S.A. e AMPLASC.

 

Na oportunidade, Odair Rosa, representou Abdon Batista na premiação que era para ter sido realizada no ano de 2020, na época ele respondia como coordenador do projeto Caxambu no município.

 

O projeto dos Caxambús também contou com apoio da Polícia Militar Ambiental, foi executado de acordo com as exigências da legislação ambiental e foi selecionado ao prêmio em razão dos expressivos resultados obtidos, em especial a recuperação de 60 nascentes em propriedades rurais de Abdon Batista beneficiando diretamente cerca de 300 pessoas.

 

O modelo de proteção Caxambu garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos. A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita que várias famílias sejam contempladas. É um modelo simples que dispensa a limpeza periódica da fonte.