FUNASA divulga resultado das análises da água realizadas em Abdon Batista

Na tarde desta quinta-feira, dia 08 de maio, em reunião realizada na Câmara Municipal de Vereadores, técnicos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) explanaram para autoridades municipais, servidores públicos e população presente, os resultados dos trabalhos de análise da água realizados no município durante o mês de fevereiro deste ano. Outro objetivo dos técnicos foi o de apresentar recomendações no que se refere ao tratamento e qualidade da água.

Ainda em 2013 o poder executivo municipal requereu à FUNASA a realização de análises da água consumida no município, que apresenta até hoje, cor, cheiro e oleosidade excessiva, o que vem gerando reclamações dos moradores. Além disso, foram realizadas reuniões no município, onde os técnicos pertencentes ao Programa de Apoio e Controle da Qualidade da Água do Governo Federal buscaram saber qual a estrutura disponível para o trabalho do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE) e como estavam sendo realizados os serviços de cuidado e manutenção dos poços e reservatórios.

Com base nas análises químicas foi produzido então este relatório com as constatações e soluções para problemas que foram diagnosticados em nossa água. O laudo apresentado contempla os estudos realizados nos poços de Santo Antônio, Santa Catarina e nos 3 poços pertencentes ao Sistema de Abastecimento da Área Central.

De acordo com a Farmacêutica Bioquímica Ângela Roso, Coordenadora do Programa de Apoio e Controle da Qualidade da Água da FUNASA, a água fornecida nas comunidades é de boa qualidade, mas se deve ter mais atenção na manutenção dos reservatórios. Já a água distribuída nas áreas centrais da cidade contém excesso de algumas substâncias, provenientes do poço profundo existente na sede. ”Ficou comprovado que esta água contém nível elevado de magnésio, cálcio e flúor, o que causa o sabor, o cheiro estranho e a aparente oleosidade”, informou.

A Farmacêutica então apresentou algumas soluções. “A partir de agora devem ser estudadas novas fontes para a captação da água no intuito de substituir o poço profundo da sede. Existe a possibilidade também de tratamento deste poço, mas o processo é muito caro, o que pode se tornar inviável financeiramente ao município. Portanto, a abertura de um novo poço seria uma boa solução. O município precisa também melhorar a distribuição, e a solução pode ser a instalação de um novo sistema de bombeamento para que não falte água nos locais mais altos”, completou.

O prefeito em exercício, Elmar Marino Mecabô, afirma que a preocupação é grande quanto a situação que envolve a água do município e garante que todos os funcionários municipais e vereadores estão trabalhando para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Ele salienta ainda, que o rumo a ser tomado é mesmo a abertura de um novo poço, o que já foi articulado com a Rio Canoas Energia. “Estivemos reunidos há alguns dias com representantes da Rio Canoas que nos garantiram a construção de um novo poço. Com a abertura desta nova fonte esperamos acabar com o problema e distribuir água de qualidade para a população”, disse ele.

Quanto ao trabalho de manutenção dos reservatórios, a Diretora do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Maristela Palavro, informa que a intenção é de que sejam construídas estruturas de proteção dos locais de captação e onde estão localizadas as caixas da água. Além disso, a equipe do DEMAE será reforçada com a contratação de um técnico responsável pelo sistema, além de uma pessoa que realizará a análise química da água periodicamente.

O relatório completo com os resultados da análise da água pode ser visualizado clicando na galeria de arquivos nesta mesma página.

Odilon Zanchett