Vila Mágica Noel em Abdon Batista traz encanto e cultura para a edição 2019

Com o sucesso da Vila Mágica Noel em 2018, o projeto será repetido em 2019, com ampliação de cenários e instalação de equipamentos decorativos que proporcionem maior interação com o público. A Cooperativa de Decoração e Artesanato ArtKiste e o município de Abdon Batista, firmaram parceria para a realização da VILA MÁGICA NOEL 2019. O Projeto foi aprovado para captação de recursos através de Lei de Incentivo Fiscal e tem como principal objetivo oferecer à comunidade local e regional um evento lúdico, com apresentações cênicas e culturais, aliadas aos cenários temáticos e interativos.

A abertura oficial do evento está programada para a noite de 29 de novembro na Praça Silvio Rech, com destaque especial para “O Trem Mágico Noel” e atrações em todos os finais de semana até o dia 1º de janeiro de 2020. “Desde já convidamos toda a região a participar deste evento para celebrar o nascimento do Menino Jesus”, destaca o prefeito Lucimar Salmória.

A atração Vila Mágica Noel destacará o potencial cultural da cidade num raio de 100km de abrangência, o qual muitas pessoas de municípios vizinhos podem conhecer mais da cultura local. A atração fará com que as crianças se sintam mais alegres ao entrar nesse mundo criado exclusivamente para Abdon Batista.

Atrações cênicas

O grande destaque da Vila Mágica Noel serão as atrações cênicas, criadas exclusivamente para o município, pelo Grupo Teatral Klic Produções, que proporcionarão grande interatividade entre o público e os cenários construídos. Sinopse: Na vila Mágica do Noel muitas coisas acontecerão; logo na chegada as crianças e seus familiares encontrão os responsáveis pela Vila, a Mamãe Noel e Seu Fiel Ajudante, o Duende Maquinista, responsável por levar as cartinhas até o Papai Noel. Os dois muito carinhosos e engraçados darão dicas de como cuidar da cidade, das casas, dos jardins, da decoração além de falar sobre os valores de vida e um pouco da História do Natal.

Mágicos e duendes

Na Vila também existirá um Mágico com seus ilusionismos, uma Duende muito fofa que gosta de deixar suas marquinhas nos rostos das crianças com lindas pinturas faciais. Terá também uma Duende muito espertinha que adora fazer esculturas de balões, e um Duende muito brincalhão: todos irão conduzir as crianças nos pontos estratégicos da Vila enquanto a peça se desenrola.

Trem mágico Noel

O cenário temático Trem Mágico Noel foi pensado para se integrar ao cenário da Vila Mágica Noel, oferecendo mais interatividade com o público infantil e proporcionando momentos de lazer e ludicidade às crianças. A Casinha do Papai Noel será construída especialmente para a ocasião. No interior terá um cenário composto por elementos natalinos e o grande atrativo do local será a passagem do trem pelo seu interior; quando o trenzinho chegar na entrada da casinha, as luzes ligarão iluminando o local e criando um efeito de surpresa para quem visita. No local também será possível ouvir o Papai Noel e acompanhar o que “acontece lá fora” pela janela mágica. Neste espaço também acontecerá algumas apresentações cênicas.

Oficinas Artesanais

A contrapartida social do evento será os polos cooperados, que são braços da Cooperativa ArtKiste nas cidades em que atua. Na cidade de Abdon Batista, utilizará a mão de obra local de artesãos e pessoas com habilidades manuais para a pintura e decoração das peças e elementos utilizados na decoração natalina do evento.

Em espaço adequado os artesãos poderão auxiliar na decoração e receberão por hora trabalhada. Esta ação visa a interação da comunidade local o processo de criação e produção das peças, além de gerar renda para quem participa. Desta maneira, parte do que é investido no evento natalino, retorna para o município, movimentando o comércio local. Além do Polo, a ArtKiste realizará uma palestra para as crianças da rede pública de ensino do município com o Tema Vila Mágica Noel. A palestra terá cunho lúdico e ao final as crianças farão uma redação sobre o tema proposto.