Pecuaristas de Abdon batista são beneficiados com Programa de Transferência de Embriões

Com o objetivo de incentivar a pecuária do município a Administração Municipal de Abdon Batista através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Sebrae, desenvolve o programa de Transferência de Embriões (TE) por Fertilização In Vitro (FIV).

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Juliano Mecabo, o programa é inovador no município e até ao momento cerca de dez produtores já foram beneficiados. “A expectativa é atender cerca 30 criadores de gado de corte e de leite nessa primeira etapa. Já foram implantados embriões de corte como Devon e Charolês, e no gado de leite embriões da raça Holandesa. Estaremos fazendo a avaliação e acompanhamento da fertilização  e acreditamos que mais de 50% dos embriões implantados obtenham sucesso na fertilização dos animais”, destaca Juliano.

Já o prefeito Lucimar Salmória, ressalta a importância das políticas públicas voltadas aos agricultores do município. “Este projeto de transferência de embriões vai permitir uma melhoria genética considerável com um custo acessível aos pecuaristas do nosso município, que terão maiores ganhos, incentivados através de políticas públicas eficientes, assim como já ocorre nos programas Porteira Adentro, Vale Sémen, na distribuição de nitrogênio, além dos auxílios no calcário e na câmara de aviário”, anfatiza o prefeito.

O investimento é de R$ 141 mil sendo 70% custeados pelo Sebrae e outros 30% pelo pecuarista beneficiado, o qual pagará R$ 1.417 mil com direito a implantar cinco embriões. Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura para mais informações.