Prefeito em exercício Elmar Mecabô assinou convênio para obras de saneamento básico

O prefeito em exercício Elmar Marino Mecabô e o vereador Nilton Mocelin, estiveram em Brasília na última terça-feira para assinar Termo de Compromisso para liberação de recursos no valor de R$ 3.621.246,69 designados as obras de saneamento básico do município de Abdon Batista.

A assinatura aconteceu na manhã de terça-feira (6), junto a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), representada por seu presidente Antônio Henrique de Carvalho Pires. As ações fazem parte do PAC 2 para municípios com  até 50 mil habitantes.

De acordo com o prefeito em exercício, Elmar, o momento é de alegria e de comemoração. “Hoje, as casas de Abdon Batista possuem sistemas individuais de esgotamento sanitário, como fossas sépticas, mas sem eficiência de tratamento, contaminando o solo e águas subterrâneas. Por isso, o empreendimento vai melhorar a qualidade ambiental do município, beneficiando diretamente a população e diminuindo os índices de doenças ocasionadas pela falta de esgotamento sanitário, já que se estima que de cada um real gasto com saneamento básico o município economiza quatro em custos com o sistema de saúde”, explica.

Após a conclusão do projeto, Abdon Batista contará com um sistema de esgotamento sanitário que efetivará a cobertura para cerca de 90% de sua área urbana. A proposta com a obra é melhorar a preservação ambiental e diminuir os índices de doenças de veiculação hídrica.

Vale destacar que dentre os 275 municípios catarinenses com população abaixo dos 50 mil habitantes, que pleitearam os recursos de saneamento básico, apenas 24 atenderam as exigências técnicas na elaboração do projeto conforme padrões estabelecidos pela FUNASA, fazendo jus a contemplação dos recursos.

Texto: Jornal Correio dos Lagos