Agentes comunitárias têm curso de combate ao tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde de Abdon Batista realizou na quinta-feira (21/02) uma capacitação sobre o controle do tabagismo para agentes comunitárias da saúde. O objetivo do programa é aumentar a prevenção do fumo, estimular e auxiliar dependentes a abandonar o cigarro e eliminar a exposição ao fumo passivo.

As agentes de saúde ficaram aptas a orientar as famílias no controle do tabagismo e informar sobre os serviços disponibilizados pela Administração Municipal através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) .

O secretário de saúde, Sergio Zanchett, destaca o papel das agentes no trabalho de controle do tabagismo. “Após a capacitação as agentes estarão melhor preparadas para orientar os fumantes e potencializar as ações do Programa de Controle do Tabagismo do município, em suas visitas domiciliares”, ressalta.

“A Administração Municipal disponibiliza serviços que contribuem para a qualidade de vida das pessoas, com atendimento adequado para aquelas que querem parar de fumar e orientação para os riscos do fumo passivo, ou seja, para aqueles que convivem com fumantes e também têm a saúde prejudicada”, enfatiza o prefeito Lucimar Salmória.