Grande festa marcou a comemoração dos 25 anos de Abdon Batista

Leilão de gado, competições esportivas, shows musicais, apresentações artísticas e culturais animaram a 25ª festa de emancipação político-administrativa do município de Abdon Batista.

O final de semana foi de festa em Abdon Batista. No sábado a tradicional maratoninha, organizada pelos professores da rede municipal e estadual de ensino, marcou o início da programação. Alunos da pré-escola ao 2º grau participaram das provas. Na parte da tarde a disputa foi no 88 (jogo de futebol com 8 equipes em campo). Uma divertida competição, vencida pela equipe Leão Construções, sendo o time do Colorado do Salto o 2º colocado, Santo Santo Antônio o 3º e a equipe de São Paulo terminou na 4ª posição.

Também no sábado, no ginásio Júlio Martendal, a partir das 19:30, aconteceu a abertura oficial da festa. O público presente aplaudiu de pé a participação da Fanfarra Municipal de Abdon Batista e as apresentações de danças típicas, realizadas pelos alunos do estado e do município. Na oportunidade também aconteceu a cerimônia de premiação dos vencedores das competições esportivas municipais. Em seguida, o conjunto Os Bilias animou o baile de aniversário, realizado no Centro Comunitário Municipal.

No domingo, a Missa Festiva precedeu uma variada programação. Enquanto as crianças se divertiam no parque infantil, na praça central, dava-se início ás competições de gaiolas, bastante prestigiada pelo público. Destaque também para o 3º Remate Pecuária Abdonense, onde os produtores abdoenenses garantiram bons preços em cada lote. O preço médio do quilo vivo do terneiro ficou em R$ 5,37, da terneira em R$5,24, da novilha em R$5,10 e do boi em R$4,08 e da vaca entourada em R$ 3,56. O valor total das vendas foi de aproximadamente 600 mil reais, um estímulo para a pecuária local.

O domingo foi também de muita música. Artistas da região se apresentaram na praça central, animando a tarde do bom público presente, que também pôde participar de um bingão promovido pela prefeitura. No encerramento da festa, também no palco montado na praça central, se apresentaram a dupla Maurício e Matheo e Banda Pérola Negra.

Para o presidente da Comissão Central Organizadora da Festa, Nilton Mocelin, o evento superou todas as expectativas. “Nossa intenção era oferecer uma programação variada e que atendesse a todos os gostos. Notamos que a população ficou satisfeita, e nós saímos com o sentimento de dever cumprido”, relatou.

Quem também explanou felicidade após o encerramento da festa foi o prefeito em exercício do município, Elmar Marino Mecabô. “Estou muito contente em ver que pudemos proporcionar a nossa gente dias tão alegres. Vale um agradecimento especial a todos os responsáveis pelo sucesso de nossa festa e em especial ao público que compareceu em bom número em cada uma das atrações e eventos realizados durante as comemorações”, finalizou.