Administração Municipal implanta mapa tátil e adaptações para facilitar acessibilidade na Unidade de Saúde

Pessoas com necessidades especiais como deficientes visuais, cadeirantes e idosos já têm mais facilidade para acessar as instalações da Unidade de Saúde José Mocelin de Abdon Batista.

Nas últimas semanas a Administração Municipal investiu cerca de R$ 20 mil na instalação de piso tátil e painel em braile para guiar pessoas com deficiência visual, além da colocação de placas em letras em braile junto às portas de cada ambiente na Unidade Básica de Saúde. O acesso de cadeirantes também foi contemplado com a criação de uma vaga de estacionamento exclusiva para portadores de necessidades especiais.

“A iniciativa teve o objetivo contribuir e assegurar os direitos à acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à nossa Unidade de Saúde de Abdon Batista”, destaca o prefeito Lucimar Antônio Salmoria.

Tanto o piso quanto o mapa tátil estão de acordo com a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004.

PISO TÁTIL DIRECIONAL: serve para direcionar e orientar o trajeto em locais amplos. Exemplo: onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve para indicar a direção a ser percorrida.

MAPA TÁTIL: combina textos em braile e alto-relevo, além da comunicação tátil já destacada e auxilia as pessoas com visão restrita sobre o curso de uma rota acessível.