Parcerias estimulam a agregação de renda dos produtores rurais

A Administração Municipal de Abdon Batista contribui para o desenvolvimento sustentável através do fortalecimento da economia dos produtores rurais por meio de apoio a projetos voltados para a produção da citricultura que já colhem os primeiros resultados.  A iniciativa conta também com a parceria da Enercan.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Juliano Mecabô, a parceria teve inicio ainda em 2014 quando o município auxiliava com 30% no valor das mudas cítricas. Já em 2015 iniciou a parceria com Enercan que realizou a doação das mudas frutíferas, viabilizado através de projeto da Secretaria de Agricultura, onde município entrou com subsidio na adubação do solo.

“Estamos investindo no Citrus porque na região dos lagos o clima é favorável e neste ano começamos colher os resultados. A produção de cítrica já existia no município e apenas melhoramos as variedades partindo com variedades novas para o mercado, como a nectarina motenigrina, dekopon e a laranja lanelate. Apostamos nessas culturas e com certeza será uma fonte de renda para nossos produtores”, ressalta.

O produtor Rogério Rosa, morador da comunidade de Bom Jesus, relata que abriu mão da lavoura para investir na citricultura. ” Temos acompanhamento  e auxilio da  administração através da secretaria de agricultura. O produtividade está atendendo as nossas expectativas e estamos otimistas com relação aos retornos financeiros”, comenta.

O produtor Simão Cassiano Zanchett, da comunidade de Nossa Senhora das Graças também comemora os resultados. “Já trabalhávamos com a produção de Caqui e investimos também na produção de laranjas, uma iniciativa muito positiva, os frutos já estão dando resultados e incrementando a nossa renda na propriedade”, destaca.

“E através de parcerias e incentivos que oferecemos aos nossos produtores uma oportunidade de possam ampliar seus negócios aumentando a produção. Essa iniciativa traz benefícios ao produtor que eleva sua renda contribuindo dessa forma para a economia do município”, enfatiza o prefeito Lucimar Salmoria.