Ações preventivas marcam o Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Na quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde através da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu ações de prevenção alusivas ao dia 08 de agosto Dia Nacional de Controle do Colesterol, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e prestar atendimento à população, os profissionais montaram  um espaço na Praça. Ao decorrer da tarde a equipe realizou orientações ao público sobre alimentação, dieta, aferição de pressão arterial, orientando sobre a hipertensão com palestra no Centro Multiuso para Grupo de Idosos.

“A ação foi muito positiva. Muitas pessoas participaram e se informaram das doenças causados pelo colesterol alto”, ressalta a secretária de saúde, Marizane Mecabo.

“Essa é mais uma ação da administração municipal na luta para melhor a qualidade de vida da população abdonense”, ressalta o prefeito Lucimar Salmoria.

O colesterol é uma substância produzida pelo próprio organismo e encontrada em todas as células do corpo humano. Ele também pode ser adquirido através do consumo de alguns tipos de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite. Quando em excesso no corpo, ele pode se acumular nas artérias causando um estreitamento e até mesmo o entupimento, processo conhecido como arteriosclerose. Esse processo pode causar dificuldade de circulação, infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC), sendo que os dois últimos estão entre as principais causas de morte em todo o mundo, inclusive no Brasil.