Projeto Invernada Artística Mirim de Abdon Batista é lançado em noite cultural

O município de Abdon Batista, através do Projeto “A infância com Cultura – Identidade Cultural” realizou no sábado dia 29 de julho, o  lançamento da Invernada Artística Mirim – Danças Tradicionais e Declamação – e do Grupo de Danças da Melhor Idade. O evento cultural também contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Lages e lotou o Salão Paroquial do município.

Logo na abertura do evento o público pode acompanhar e aplaudir em pé o Concerto Lemniscata, “A Música no Infinito” apresentado pela Orquestra Sinfônica de Lages sob-regência do maestro Joed Jaffer Ferreira de Mello e direção Layla Cristina de Campos. Uma noite memorável repleta de emoção, encantamento e poesia com o brilhantismo do Coral Orquestra Sinfônica.

A noite também foi marcada por belas apresentações dos peões e prendas mirins que dançaram três danças tradicionais (Maçanico, Xotes de Ponta e Taco e Rancheira de Carreirinha), a declamação do poema “A Caixa dos Sonhos Desfeitos” na interpretação do Instrutor de Danças e Declamação, Giovani Primieri, além da apresentação do Grupo da Melhor Idade com as danças tradicionais do Caranguejo e Valsa do Passeio.

De acordo com o Prefeito Lucimar Antônio Salmória, projetos deste porte, cultivam com responsabilidade a cultura e ações comunitárias onde todos podem participar, gratuitamente. “O projeto atua como personagem importante na revitalização e manutenção das diversas manifestações culturais que identificam o patrimônio cultural da nossa região. O convívio das crianças com os usos e costumes da nossa gente, através da dança e declamação, trará o benefício da boa qualidade de vida através de atividades artísticas, culturais, sociais, educacionais e até turísticas”, destaca do prefeito.

Em 2017, o projeto “Identidade Cultural- A Infância com Cultura” foi aprovado pela política de apoio à projetos sociais da ENERCAN – Campos Novos Energia, onde o valor investido pela empresa é de R$ 35 mil reais para o figurino, pagamento de músicos e material de ensaio, e contrapartida do município de Abdon Batista de mais de R$ 30 mil reais com a contratação de Instrutor de Danças e Declamação e mão de obra especializada para confecção dos trajes, portanto somando um valor de R$ 65 mil investidos no projeto este ano.