Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Abdon Batista

Abdon Batista foi o primeiro município do Estado de Santa Catarina a ter a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O reconhecimento é fruto do encontro de prefeito Lucimar Salmoria, com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, em Brasília no dia 22 de junho. A ação, que é resultado das fortes chuvas que atingiram principalmente o interior de Abdon Batista no inicio deste mês, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (26).

“Já estamos colhendo os frutos da nossa viagem à Brasília, pois o reconhecimento federal só é realizado após decreto oficial de emergência ou calamidade pública dos estados ou municípios, que formalizam a solicitação à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Agora é somar esforços e restabelecer as condições para nosso município, principalmente para nossa agricultura que foi afetada pelo excesso de chuva”, destaca Lucimar.

Com o reconhecimento, a prefeitura poderá solicitar apoio do governo estadual e federal para ações de socorro, assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais.Além disso, a iniciativa permite ainda que o município tenha direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), para a retomada da atividade econômica nas áreas afetadas.