Famílias que moravam em área de risco recebem casas em Abdon Batista

Foi realizada na tarde dessa quinta-feira dia 25 de maio a solenidade de entrega das 17 casas do Conjunto Habitacional Nova Esperança. O projeto atendeu famílias que há anos residiam em condições de risco na Linha Dalpiva, interior de Abdon Batista. As moradias são frutos de uma parceria da Administração Municipal com a da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

O terreno onde as casas foram construídas, foi adquirido pela administração municipal pelo valor de R$ 101 mil 494 reais assim como a terraplanagem e divisão dos lotes, implementação de toda infraestrutura necessária, como água, esgoto e calçamento das ruas também foi realizado pela Prefeitura. Com relação às moradias, o investimento por parte do governo do Estado foi de 721 mil e 21 reais. Cada kit tem o valor unitário de R$ 42 mil 413 reais. Os recursos são do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil.

As residências possuem 40 metros quadrados e são compostas por sala e cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.

Para a moradora Anjenila Antunes de Moraes Castilhos, conhecida como a Dona Jeni, o sonho de residir em um lugar livre de alagamentos e com escritura, finalmente se realizou. “Eu fico muito emocionada em falar, pois fazem 18 anos que eu moro aqui e só Deus sabe do nosso sofrimento. Vou ser eternamente grata ao prefeito Lucimar, Defesa Civil e ao pessoal da Assistência Social que prometeram e cumpriram. Muito obrigada mesmo por esse momento de alegria tão grande”, comentou dona Jeni.

Presente no evento o Secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, exaltou a importância da parceria com a Administração Municipal no planejamento e execução do projeto. “Temos o compromisso conjunto de tirar as famílias de situações de risco. São pessoas que saem de condições subumanas e passam a ter dignidade e conforto em uma casa própria”

Já o prefeito Lucimar Salmória, destacou que o esforço da atual administração que foi grande no intuito de melhorar a condição de vida dos moradores. “Ficamos muito felizes quando promovemos ações que renovam a esperança das pessoas e as fazem sonhar com um futuro melhor. Algumas famílias sofriam com enxurradas e riscos eminentes de desabamento, sem contar a condição precária da maioria das residências. Com esta ação estamos proporcionando mais segurança e qualidade de vida para nossa gente”, enfatiza.

A solenidade também contou com a presença do Vice-prefeito Altair Busnello, o Secretário Executivo da 8ª Agência de Desenvolvimento Regional – Jairo Luft o presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Sergio Ceregatti, o Coordenador Regional de Defesa Civil, Roberto Adriano Ropper, secretários municipais, vereadores, autoridades e lideranças políticas da região, imprensa.