Prefeitura realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Abdon Batista

A Prefeitura de Abdon Batista, por intermédio da Secretaria de Saúde , realizou nesta segunda-feira (03) a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres. O evento aconteceu no auditório da Centro Municipal de Ensino, José Zanchett e contou com a presença do prefeito Lucimar Salmória, o Vice Prefeito Altair Busnello, a Secretária Municipal de Saúde Marizane Mecabo, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fabiana Mecabô, vereadores, funcionários do município, e mulheres  do centro e comunidades do interior.

A Conferência debateu a Política para as Mulheres e teve como objetivo analisar a situação atual e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. O encontro também marcou o encerramento das atividades realizadas na cidade e interior que foram alusivas ao Dia Internacional da Mulher, onde na oportunidade o público acompanhou a Palestra Show, de Vilson Cechetti.

“A Conferência é o momento da participação da comunidade na elaboração de propostas de políticas públicas para as mulheres. Aproveitamos o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher para discutir essas propostas referentes à saúde da mulher e buscar a efetivação das ações no município, onde no mês de março a equipe da saúde do município realizou encontros que valorizaram a saúde e beleza feminina “, destacou o prefeito Lucimar Salmória.

Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres e as Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.

De acordo com a Secretária de Saúde, Marizane Mecabo, foi um passo muito importante para o município. “A Conferência diversos temas colocados em debate nos grupos. Foi o início dos trabalhos para fazer o levantamento da realidade local. E além da implementação no município, vamos agora encaminhar as propostas dos grupos para a Conferência Macrorregional que acontecerá em breve”, explicou.