FUNASA realizou visita técnica em Abdon Batista

A visita de um engenheiro da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) contemplou o cumprimento da última etapa de análise do projeto para implantação do saneamento básico no município.

A vistoria técnica nos locais onde serão empreendidas as obras de saneamento básico na cidade foi realizada pelo engenheiro da FUNASA de Florianópolis Milton Tadashi Shiratori. Acompanharam a visita o prefeito Lucimar Salmória, o engenheiro ambiental Rodrigo Silva e o engenheiro agrimensor Murilo Spillere Milanez, ambos da AMPLASC.

De acordo com o engenheiro Milton, a vistoria in loco permite avaliar se o projeto está adequado à realidade local, além de oportunizar a conferência de aspectos técnicos, verificando as planilhas orçamentárias, que vão indicar se os custos da obra estão em adequação com o proposto pelo Ministério da Saúde, evitando assim gastos excessivos dos recursos públicos federais.

Com a avaliação destes pontos no projeto de Abdon Batista definiu-se que existem pequenas alterações de ordem orçamentária a serem reavaliadas e corrigidas. O prazo para tais correções ficou estipulado para o dia 21 de outubro, quando o município deverá enviar a nova proposta ao Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (GEPAC), órgão responsável por realizar a seleção final entre os municípios que ainda estão na disputa pelos recursos.

O prefeito Lucimar Salmória está na expectativa pelo resultado que será divulgado na segunda quinzena de novembro. “Desde o início deste mandato estamos lutando para tornar este sonho possível. Juntamente com Abdon Batista, outros 131 municípios apresentaram suas propostas e apenas 46 chegaram nesta etapa final. Fomos vencendo as dificuldades uma a uma. E este é o nosso grande objetivo, lutar por estes recursos que irão melhorar consideravelmente a nossa cidade e a vida de cada cidadão abdonense”, completou.

Sendo a sinalização positiva quanto a viabilização dos recursos, o prefeito afirma ainda que pretende, se possível for, iniciar as obras do saneamento no município ainda neste ano de 2013.