Pnaic – Abdon Batista

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa –Pnaic, criado em 2012, tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país.

O programa vem apoiando as escolas públicas em diferentes necessidades: com formação continuada com todos os professores alfabetizadores, com curso presenciais e a distância. Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos.

Desta forma, o município de Abdon Batista realizou na última segunda-feira, dia 05 de dezembro, o encerramento dos trabalhos do PNAIC 2016, com os alunos do 1º ao 3º ano do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett, com um circuito de jogos, no ginásio da escola. Este trabalho foi organizado pela coordenadora, orientadora e professoras alfabetizadoras.

Durante a realização do circuito os alunos em equipes realizaram jogos envolvendo a matemática e a alfabetização contando sempre com as intervenções das professoras alfabetizadoras. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir e aprender de forma lúdica com os jogos e atividades apresentadas pelo PNAIC. Com certeza este programa vem enriquecer o trabalho pedagógico contribuindo com o processo de ensino aprendizagem.

Texto – CEME