Novo sistema de distribuição de água é posto em funcionamento em Abdon Batista

O Problema da qualidade e distribuição da água, que desde 2011 causava transtornos aos moradores da área central da cidade, foi definitivamente resolvido pela atual Administração Municipal.

O trabalho foi grande para que as impurezas fossem eliminadas de forma definitiva e uma água de qualidade pudesse chegar à torneira do cidadão. Desde de 2011, quando o poço construído pela empresa responsável pela UHE Garibaldi foi posto em funcionamento, a qualidade do líquido foi questionado pela população e autoridades. Estudos coordenados no município por técnicos responsáveis pelo Programa de Apoio e Controle da Qualidade da Água da FUNASA, revelaram que mesmo a água não oferecendo riscos para o consumo humano, continha excesso de algumas substâncias, como o magnésio, cálcio e flúor, o que causa o sabor, o cheiro estranho e a aparente oleosidade.

A Diretora do DEMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto do município, Maristela Palavro, explica que primeiramente o trabalho se concentrou na tentativa de melhorar a qualidade do poço em funcionamento.

“Tentamos de todas as maneiras melhorar a água distribuída do poço já existente. Fizemos diversas análises, contratamos técnicos que apontaram inúmeras soluções, que foram postas em prática e descartadas a medida que os problemas persistiam. Foi então que o prefeito Lucimar decidiu pela reformulação total do sistema de abastecimento de água”, disse ela.

Neste processo as redes da área central foram totalmente substituídas e um novo poço profundo com 700 metros de profundidade com água de excelente qualidade foi construído junto ao Parque de eventos. Além disso, as caixas d’água de distribuição e os registros das residências foram substituídos. Com este trabalho finalizado, na última semana, o prefeito Lucimar autorizou o funcionamento do novo sistema, que agora, traz água limpa e de qualidade a todas as famílias da sede.

“Soluções paliativas apenas prorrogavam o problema, não atendendo de forma efetiva o que pedia a população. Por isso, decidimos renovar todo o sistema de abastecimento. Investimos na reconstrução de toda a rede água, poço novo, caixas de água, de tal maneira, que agora, todos podem ligar suas torneiras com tranquilidade e beber uma água de qualidade, sem gosto ou oleosidade”, destaca o prefeito abdonense.

O DEMAE Municipal salienta que ainda pode haver diferença na água retirada diretamente da rede com a que é armazenada nas caixas de água residenciais. Por isso, a orientação é para que cada morador faça a limpeza de sua caixa da água, para evitar qualquer tipo de impureza ou contato com a sujeira. A Diretora do órgão, Maristela Palavro, aproveita ainda para parabenizar sua equipe pelo trabalho realizado durante estes quase 4 anos.

“Primeiramente agradeço ao prefeito Lucimar, que nunca se negou em atender qualquer pedido nosso e esteve sempre presente e atuante no propósito de resolver os problemas da água, seja de dia, de madrugada ou finais de semana. Da mesma forma agradeço e parabenizo nossos colaboradores que não mediram esforços na manutenção do sistema, na instalação das novas estruturas e no atendimento à população. Muito obrigado a todos!”.

Todo o serviço de máquina e mão de obra para a realização dos trabalhos para a construção de redes foi da Prefeitura. O gasto aproximado para a implementação do novo sistema foi de 250 mil reais de recursos próprios, frutos da economia e da boa gestão do dinheiro público.

ADM 2013/2016.