Inaugurada nova balsa de ligação entre Abdon Batista e Cerro Negro

A conhecida Balsa do Araçá, que liga a Comunidade de Santo Antônio em Abdon Batista à comunidade do Araçá em Cerro Negro, voltou a operar na manhã desta segunda-feira (07). Através da articulação do prefeito abdonense Lucimar Salmória o equipamento foi completamente restaurado pela Rio Canoas Energia e então posto em funcionamento.

A travessia de veículos no local havia sido suspensa após o início do enchimento do Lago da UHE Garibaldi no mês de julho. De acordo com Elber Antunes Rabello, supervisor da Fábrica da Construtora Triunfo, a balsa teve de ser 90% refeita, inclusive o motor é novo. André Stank, coordenador de meio ambiente da Rio Canoas Energia calcula que cerca 500 mil reais foram gastos na restauração.

O prefeito Lucimar Salmória afirma que não havia mais como os moradores da região ficar sem a travessia. “Esta passagem sempre foi o mais estreito caminho entre as comunidades ribeirinhas de Abdon Batista e Cerro Negro, por isso sabíamos do sofrimento de quem necessitava deste transporte. Em conseqüência disso cobramos a reforma e a volta do funcionamento da balsa”, completou.

A balsa é provisória, já que a Rio Canoas Energia construirá uma ponte próxima ao barramento da usina que vai ligar os municípios de Abdon Batista e Cerro Negro.

Atenção para os horários de funcionamento

De manhã: Das 06h30 às 11h50

À tarde: Das 12h50 às 19h00

Obs: Por questão de segurança a balsa não funcionará fora destes horários.