Hemocentro de Joaçaba realiza coleta de sangue em Abdon Batista

O hemocentro de Joaçaba realizou ontem (17) a primeira coleta em Abdon Batista neste ano de 2013. Cerca de 50 pessoas foram doadoras na campanha, que aconteceu nas dependências da Unidade Básica de Saúde José Mocelin.

De acordo com a responsável pelo setor de captação do HEMOSC, Mônica Beal, a comunidade de Abdon Batista vem sendo parceira nas coletas e tem contribuído com as campanhas desenvolvidas no município.“O hemocentro de Joaçaba tem grande orgulho em dizer que este sangue coletado  vai auxiliar as pessoas de nossa região e também de todo estado de santa Catarina. Quem doou o seu sangue pode ter certeza que está ajudando a salvar uma vida”, completou

Todas as terças-feiras o HEMOSC realiza a coleta externa, fora do município de Joaçaba. Segundo a instituição, as campanhas de coleta em municípios da região são importantes, pois somente assim a meta de 30 doações diárias é alcançada, o que permite que o estoque seja mantido, atendendo a demanda necessária.

Em Abdon Batista, o prefeito Lucimar Salmória, doador há vários anos, participou da campanha contribuindo com o banco de sangue do HEMOSC Regional. Segundo ele, a sensação de saber que pode salvar uma vida é muito gratificante.

Os hemocentros do Estado trabalham com a logística de “Gerenciamento de Estoques”, através de uma “Hemorrede”. Ou seja, quando um dos hemocentros necessita com urgência de sangue de qualquer fator, o mais próximo supre esta necessidade, fornecendo o produto.

Em Santa Catarina, é possível fazer doação nos hemocentros de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba e Lages. Em Jaraguá do Sul e Canoinhas o doador também pode se dirigir às unidades de coleta existentes na cidade.