AVISO METEOROLÓGICO

AVISO METEOROLÓGICO – Semana com Risco de Temporais e Elevados Acumulados de Chuva na região. Fonte: Epagri/Ciram

ALTO RISCO DE TEMPORAIS ENTRE QUARTA (16) E QUINTA-FEIRA (17/09)

Na quarta (16) e quinta-feira (17/09), a aproximação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva a partir do Oeste e Sul de SC, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Alto risco de temporais localizados e momentâneos (chuva forte, intensas rajadas de vento e granizo), especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Para estas regiões, é bastante favorável a condição de tempo severo.

ATENÇÃO Regiões Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, chuva persistente entre quinta-feira (17) e sábado (19/09), com total acumulado previsto no período de 150 a 200 mm. Caso confirmem as previsões, há o risco de alagamentos e deslizamento de terra. Para as outras regiões de SC, também há previsão de chuva persistente com acumulado médio de 40 a 60 mm no período.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.