População compareceu e apoiou o prefeito Lucimar em Audiência Pública para Apresentação do Projeto de Saneamento Básico

Projeto que passa por última etapa de análise da FUNASA prevê 4,5 milhões para Abdon Batista e pode garantir o início da obras de esgotamento sanitário na cidade.

O auditório do Centro Municipal de Ensino de Abdon Batista ficou inteiramente lotado na noite desta quinta-feira (12), durante a audiência pública. A apresentação do planejamento das obras de construção das redes de esgotamento sanitário, prevista para a cidade, foi apresentado com detalhes à população pelo engenheiro responsável, Adriano Ribeiro, da Empresa Sanetal de Florianópolis. Uma ideia que ganhou corpo e vem sendo trabalhada de forma incansável pela atual administração.

O prefeito Lucimar Salmória, no início de seu pronunciamento, falou justamente da sua vontade e empenho para que a obra deixe de ser sonho e se torne realidade. “Esta é uma obra que os governantes geralmente não se interessam em fazer, porque ela não aparece aos olhos da população. Mas meu pensamento me guia justamente em um caminho contrário. Com o saneamento básico, o esgoto vai ganhar uma destinação adequada, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, já que vai auxiliar na prevenção de muitas doenças. Nada ainda está garantido, mas o esforço tem sido grande na tentativa de arrecadação de recursos para a realização desta obra, que tenho como meta, e pretendo executar”, disse.

Como explicou o engenheiro responsável, o projeto, ao longo do ano, venceu diversas etapas. Juntamente com Abdon Batista, outros 131 municípios apresentaram suas propostas à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), visando recursos para implementação do saneamento básico. Destes, cerca de 40 foram classificados para uma última etapa, que consiste em visita técnica aos municípios, a ser realizada por membros da Funasa nas próximas semanas. Por isso, tudo caminha bem para a assinatura do maior convênio da história do município de Abdon Batista, aproximadamente 4,5 milhões de reais. Os municípios contemplados serão conhecidos no final do mês outubro.

A motivação e a confiança do prefeito Lucimar durante a audiência, contagiou a população, que participou, tirou suas dúvidas e de forma unânime, concordou com a realização das obras. A senhora Marta Simones, residente da área central da cidade, relatou no final do evento, que na sua opinião, a iniciativa vai melhorar a qualidade de vida da população. “Eu torço muito para que este projeto seja reconhecido, os recursos venham e as obras iniciem. O prefeito sempre falou dessa ideia e agora a gente percebe que o município só tem a ganhar com ela”, completou.

O presidente do legislativo abdonense, Elmar Marino Mecabô, também falou após a audiência e afirmou que todos os integrantes da Câmara Municipal de Vereadores são parceiros da iniciativa. ”Desde o início apoiamos e vamos auxiliar o prefeito no que for possível, para a ideia se consolide e assim possamos transformar Abdon Batista”, frisou.

A ideia do prefeito Lucimar é realmente reconstruir Abdon Batista de baixo para cima. Se tudo der certo, com as obras de saneamento finalizadas, a intenção é promover então a reurbanização de todo o perímetro urbano do município.