Prefeitura de Abdon Batista é a sexta melhor do Brasil na Aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal

A gestão municipal abdonense vem se destacando nacionalmente, aparecendo no topo das principais listas e rankings, que apontam o crescimento do município, o cumprimento de metas e transparência na gestão.

Depois de receber o prêmio de melhor prefeito de Santa Catarina na Gestão das Finanças Públicas  e de ser reconhecido pelo governo federal, como um dos 18 melhores do país, por cumprir diversas metas dentro de propostas de programas de desenvolvimento, Lucimar Salmória e toda a administração municipal abdonense comemoram mais uma boa notícia. O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado na última quinta-feira, dia 18, revela que Abdon Batista é a 6ª melhor prefeitura do país na aplicação da lei de responsabilidade fiscal, que avalia diversos indicadores de destino de recursos e disponibilidade de caixa para cobrir as obrigações de curto prazo. O ano de referência dos cálculos é de 2013.

Em Santa Catarina o município aparece na 2ª posição da lista, atrás apenas de Balneário Camboriú. Isto mostra que Abdon Batista está na contra mão da grande maioria dos municípios brasileiros, já que o estudo mostra que 4.417prefeituras apresentam situação fiscal difícil ou crítica, apenas 808 possuem boa gestão e 18 têm gestão de excelência.

Segundo o secretário de administração e finanças do município, José Assis Correa, o controle fiscal é extrema importância e vem sendo realizado com responsabilidade. “Estamos sempre buscando atualização e aprimoramento do controle e transparência fiscal da Administração Pública. Esse resultado reafirma nossa postura no âmbito contábil, já que sempre tivemos nossas contas aprovadas pelos órgãos competentes. Isso representa a boa gestão e prudência na aplicação dos recursos financeiros”, diz o secretário, ressaltando a importância do trabalho de todos os servidores públicos do município.

Mais uma conquista também muito comemorada pelo prefeito Lucimar Salmória. “Ficamos muito felizes em saber que estamos atendendo todos os requisitos e preceitos da legislação, no que diz respeito a uma administração séria e organizada. Cumprimos nossa obrigação de forma responsável e buscamos ir mais além, sempre de forma transparente e com o objetivo de garantir os direitos da população abdonense”, salienta.

Índice Firjan

O estudo é composto por cinco indicadores: Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos Estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida; Liquidez, que verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo; e Custo da Dívida, correspondente às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.