Abdon Batista sediou a IV Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa

Com o objetivo de debater os avanços e os desafios das políticas públicas para a terceira idade, foi realizada na tarde desta quarta-feira (06), a IV Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que foi realizado no Centro Multiuso Santin Palavro Júnior, contou com a participação de cerca de 300 idosos e também autoridades dos 7 municípios da Região da AMPLASC. A realização foi AMPLASC, Município de Abdon Batista, Colegiado de Assistência Social Regional e dos Conselhos Municipais do Idoso.

O tema da conferência deste ano foi “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. Ao abrir o encontro, o prefeito abdonense, Lucimar Salmória, destacou que as políticas públicas da pessoa idosa devem contribuir com a qualidade de vida da terceira idade. “A expectativa de vida está aumentando cada vez mais, os idosos de hoje estão mais ativos e participando mais da sociedade. Por isso, precisamos debater os avanços e desafios desta fase da vida, dando assim a nossa contribuição para as políticas públicas da pessoa idosa”, afirmou.

Os conferencistas puderam acompanhar a palestra da assistente social e especialista em gestão social de políticas públicas, Marisa Maieski Wames, que discorreu sobre o tema central da Conferência, abordando as conquistas e os desafios da efetivação das Políticas Nacionais do Idoso, bem como o direito ao envelhecimento saudável e digno. Após a palestra, os idosos foram divididos em grupos para discutir os eixos temáticos: Gestão, Financiamento, Sistema de Garantia de Direitos e Participação. Com isso, foram elencadas propostas, que passaram por aprovação, e agora, serão levadas para discussão na etapa Estadual.

O Senhor José Rogério Varela, Presidente do Conselho do Idoso de Abdon Batista, declarou que os debates foram esclarecedores e importantes para os idosos. “Foi um momento em que nos sentimos úteis, fazendo parte da sociedade. Discutimos itens relevantes sobre a terceira idade, sempre no sentindo de tornar o envelhecimento mais fácil e com assistência digna dos governos. Falamos da importância da autoestima e de incentivar a vida ativa, afinal, mesmo sendo idosos, somos responsáveis e competentes, dentro das nossas limitações e precisamos que a sociedade nos veja assim”, relatou o “Seu Dé”, como é conhecido, que participa de diversas ações voltadas aos idosos no município.

Ao final da Conferência, foram apresentados os delegados eleitos por cada município, que representarão a região na Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada de 05 a 07 de Agosto de 2015, com local a ser definido.