Município trabalha intensamente na prevenção e combate à dengue

O município de Abdon Batista está empenhado no trabalho de combate e prevenção à dengue. Neste sentido são desenvolvidas ações semanais, pelos Agentes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, entre elas, pesquisa em pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, terrenos baldios, depósitos) e pesquisa em armadilhas, que são regularmente monitoradas.

De acordo com Maria Inês Rech, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, existe um cuidado redobrado, já que municípios próximos como Joaçaba e Lages tem apresentado focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Nosso trabalho é realizado o ano todo, mas se intensifica neste período de maior calor, época em que o mosquito se prolifera com facilidade. Abdon Batista ainda não apresentou nenhum foco, por isso estamos trabalhando para continuarmos livres”, disse ela.

No entanto, a prevenção também depende muito da conscientização de cada cidadão, afirma Donizete Ceregatti, responsável pela Vigilância Sanitária municipal. ”Para evitar a dengue, basta evitar a água limpa e parada, não acumular lixo ou materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos e latas. Também é muito importante tapar a caixa d`água, poços, latões e filtros. São ações simples que podem fazer toda diferença”, completou.

Informações importantes

O que é Dengue?

É uma virose que se espalha rapidamente e é transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti.

Como é o Mosquito da Dengue?

O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o Mosquito da Dengue se infecta?

O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da Dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

 

Quais os principais sintomas da Dengue?

A dengue clássica se manifesta da seguinte forma:

-99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.

-60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.

-50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital).

-50% têm prostração, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.

-25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.

 

Importante!

-A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios!

-Diante a mínima suspeita de Dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico. Beba bastante água.