Prefeito Lucimar avalia os 2 primeiros anos de gestão

Manter uma administração transparente, próxima do cidadão, e lutar pelo desenvolvimento do município, são compromissos seguidos a risca pela atual a gestão municipal, após 24 meses. Em entrevista, o prefeito Lucimar Salmória explica quais os pontos que influenciaram o bom andamento das ações nestes dois primeiros anos.

De acordo com o prefeito as dificuldades existem, mas isto acontece em cada etapa de nossa vida, e os desafios nos fazem crescer e evoluir como pessoa. “Os percalços sempre existirão e temos que conviver com cada um deles e como homem público preciso ser forte e continuar lutando pelos interesses do município e de nossa gente”, disse.

Iniciamos falando de educação, que tem sido tratada com seriedade nestes primeiros meses. “Nosso grande objetivo era melhor continuamente a qualidade em educação e por isso investimos em tecnologia. Implantamos duas salas inteligentes no Centro Municipal de Ensino que vem influenciando de forma positiva no aprendizado dos alunos. Somados a isso, um transporte escolar de qualidade, professores capacitados e o desenvolvimento dos mais variados projetos e atividades, garantem segurança e qualidade no ensino de nossas crianças e adolescentes. Prova deste sucesso, é que neste ano a educação municipal recebeu a melhor avaliação do IDEB de sua história, com uma nota de 5,9, maior que as médias nacionais e estaduais”. 

Ainda na área da educação destaque para o CEDUP, que está em fase de conclusão e no decorrer do ano de 2015 será posto em funcionamento com o início de três cursos técnicos.

Na Saúde com a ampliação e informatização da Unidade Básica de saúde e aquisição de novos equipamentos, a qualidade do atendimento ao cidadão vem melhorando dia a dia na unidade básica José Mocelin. “Nosso maior bem é a saúde do povo, por isso, investimos muito na a melhoria total da Unidade Básica com a ampliação do espaço físico e aquisição de novos equipamentos. Destacamos ainda, que a nova Unidade Básica de Saúde, que pleiteamos junto ao Governo Federal, vem para reforçar o grande projeto da atual administração, que é o de cuidar bem do tão querido povo abdonense”, explica Lucimar.

Ainda dentro deste contexto, o saneamento básico tem sido uma das maiores bandeiras de seu mandato. Desde o início de 2013 a luta vem sendo incansável para poder transformar este sonho em uma realidade. Dos 131 municípios que buscaram recursos Junto a FUNASA, apenas 25 foram contemplados e Abdon Batista é um deles. Já estão na conta do município os 3,4 milhões de reais para a realização das obras que devem ser iniciadas em janeiro e desencadeará diversas outras, como por exemplo a revitalização da área urbana da cidade.

Programas sociais vêm mudando o cotidiano de nossas crianças, dos jovens, adultos, idosos e grupo de mulheres. “Através de ações da Secretaria de Assistência Social e CRAS, estamos trabalhando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários das pessoas assistidas e melhorando a qualidade de vida de cada um, através dos mais variados projetos sociais. Além disso, promovemos o aprendizado de novas técnicas, como também a confraternização e diversão dos integrantes dos grupos de assistência”.

Uma luta constante da administração foi a de cumprir com o compromisso de manter em boas condições as estradas do interior.  “As equipes das secretarias de Obras e também de Urbanismo, trabalham e vem cumprindo com um grande objetivo nosso, que é o de oferecer estradas e acessos de boa qualidade no interior do município e uma cidade limpa, bonita e mais feliz ao nosso cidadão”.  

No esporte o prefeito conta que tem auxiliado as equipes abdonenses na participação de competições municipais e regionais além de contribuir na promoção de novos campeonatos. “Nossos atletas vem fazendo bonito nas competições regionais, e, para nós, é um orgulho apoiar. A Administração apoiou a criação da Taça Osmar Coelho, que tem tudo para se tornar a maior competição municipal, e também viabilizou as escolinhas de diversas modalidades dentro do projeto Atletas do Futuro, com o apoio do SESI e Enercan”.

“Retribuir a quem tanto contribui”. Este vem sendo um dos lemas da atual gestão municipal no auxílio aos agricultores.  “Vejo que o repasse de benefícios, equipamentos, o treinamento e qualificação do produtor rural, e os diversos serviços realizados nas propriedades, vêm garantido boa produção e um maior lucro aos nossos agricultores. Todos são merecedores deste apoio, pois são os grandes responsáveis pelo aquecimento da economia local”.

A articulação da gestão municipal junto a nossos governantes, e o bom uso do dinheiro público, garantiu a renovação da frota municipal. “Veículos novos e em bom estado de conservação garantem mais segurança aos motoristas e passageiros, além de uma grande economia com manutenção”, afirma Lucimar

O Prefeito lembra que dois anos a Administração adquiriu: 3 novos micro-ônibus para a educação; 1 pálio Wekend para o conselho Tutelar; 1 Classic para a Assistência Social; 1 Fiat Doblo, 1 Grand Livina e 1 Fiat UP para a Saúde; 1 caminhão tanque para a Agricultura ;  uma motoniveladora, 2 caminhões caçamba, uma retroescavadeira, 1 rolo compactador de grande porte,um caminhão comboio e  um caminhão prancha para as Secretarias de Obras e Urbanismo.

 

Grandes conquistas

Além disso, a Administração Municipal finalizou a construção de importantes obras: Centro Multiuso Santin Palavro Júnior; reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde José Mocelin; Ginásio Igor Santin; Ginásio Colorado do Salto; Cancha de São Roque e Creche Tia Hilda.

Iniciou e concluiu a construção da Cancha de Bom Jesus, da Ponte de Santa Terezinha e a Reforma do Horto Municipal. Deu andamento às Obras do CEDUP e iniciou a construção da Sede do CRAS e reforma da Prefeitura Municipal.

“Com força, garra, determinação e transparência na gestão, vamos seguir todos juntos, construindo o Abdon que queremos e transformando a vida da cidade e de cada cidadão. Um Feliz Natal a todos e um 2015 repleto de realizações”, deseja o prefeito abdonense a toda sua gente.