Abdon Batista apresenta um dos melhores IDH’s da Região

Ainda que aparecendo na posição de número 248 no estado, Abdon Batista apresenta um bom Índice de Desenvolvimento Humano se comparado à municípios da região, e projeta subir no ranking.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado nesta segunda-feira (29), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), aponta o município de Abdon Batista como situado na Faixa de Desenvolvimento Humano Média, com 0,694 pontos. Este número está próximo da faixa considerada alta que é de 0,699 pontos. Dos 295 municípios catarinenses, Abdon Batista aparece na 248ª posição, sendo que dos 5.565 do país, o município é o 2078º colocado.

Ainda que os números não sejam os melhores em nível estadual, a cidade apresentou crescimento acima da média nacional nas últimas duas décadas. Neste período, o incremento no seu IDHM foi de (69,27%), bem acima da média de crescimento nacional, que é de (47,46%). É um dos maiores índices de crescimento da região do Planalto Sul catarinense.

Mesmo na 248ª posição, a média de crescimento do município também ultrapassou a estadual na última década. Enquanto Abdon Batista avançou no índice (69,27%), a média do estado cresceu apenas (42,54%). Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,188), seguida por Renda e por Longevidade, que são os  itens avaliadores para composição do IDH.

Projeções Futuras

O crescimento é notável, mas os gestores municipais sabem que ainda existe muito por fazer. Na visão do prefeito Lucimar Salmória, Abdon Batista vive um novo tempo, e afirma que muito está sendo feito para que a posição do município cresça em uma classificação futura.

"Temos consciência que estamos evoluindo, mas também que muito ainda pode ser feito. Com a qualificação dos nossos professores e melhorias nas estruturas da rede municipal de ensino, estamos promovendo o acesso à educação e uma melhor formação dos nossos alunos. A Secretaria de Saúde vem melhorando dia a dia o atendimento da nossa população. Com profissionais qualificados, a ampliação dos espaços físicos e aquisições de novos equipamentos, estamos melhorando a saúde do abdonense e consequentemente proporcionando uma maior expectativa de vida ao nosso cidadão num padrão geral. Estamos trabalhando em busca de um futuro promissor para o nosso município, e sabemos que juntos, vamos construir o Abdon que queremos!"