Lançado projeto inovador em Abdon Batista

Projeto Barco Escola, inaugurado no último sábado em Abdon Batista, oferece educação ambiental para alunos de escolas de toda região e promove o turismo náutico na Bacia do Rio Canoas.

O lançamento do Projeto Barco Escola aconteceu oficialmente no último sábado (06) na Balsa Santa Ana, em Abdon Batista. O evento contou com a presença dos prefeitos da região, do deputado estadual Romildo Titon, do deputado federal Valdir Colatto, além de organizadores e apoiadores do projeto. A iniciativa é do  Comitê Rio Canoas e conta com o apoio da ENERCAN – Campos Novos Energia, SAMAE de Campos Novos, AMPLASC e do município de Abdon Batista.

O projeto Barco Escola consiste no trabalho de educação ambiental com os alunos das escolas dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, através de uma passeio de barco, num percurso de 24 km pelo lago do empreendimento. Os passeios com a participação das escolas iniciou na terça-feira do dia 2 de julho e seguem até a terça-feira do dia 9.  Na viagem os estudantes recebem informações referentes ao ecossistema da região, aprendem sobre a importância da preservação e ficam diretamente em contado com a exuberante natureza local.

No sábado, após o lançamento do programa, as autoridades presentes também realizaram este percurso a bordo da embarcação. De acordo com Eduardo Bello Rodrigues, um dos coordenadores do projeto e integrante do Comitê Bacia do Rio Canoas, a ideia é inovadora na região e surgiu com a expectativa de promover um maior envolvimento da população nas questões de proteção do nosso patrimônio ambiental. "Precisamos preservar sim e este é um dos nossos objetivos, mas também, queremos mostrar que nossa região tem potencial turístico e que isto pode ser explorado, é claro, com responsabilidade ambiental", comentou ele durante o ato inaugural.

A ideia é que através de  parcerias o projeto se torne permanente, e que seja ampliado, oferecendo passeios regulares à população em geral. Pensando nisso, o prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória, continuará apoiando a iniciativa. "Eu vejo este projeto como um pontapé inicial para efetivo desenvolvimento do turismo náutico na região e é por isto que lutamos. Por isso, vamos estudar as alternativas para que esta ideia se perpetue e continuemos oportunizando que as instituições de ensino e demais interessados participem destes passeios", informou ele.

Dentre as autoridades presentes no passeio de inauguração oficial no sábado, estava o deputado estadual Romildo Titon, que na oportunidade disse estar impressionado com as novas ideias e boas iniciativas postas em pratica no município de Abdon Batista  "Eu acho importante que novas alternativas sejam trabalhadas para o desenvolvimento do município. São ideias inovadoras que o prefeito Lucimar vem apresentando, que eu vejo como muito corajosas e que vamos continuar apoiando", Finalizou.

A atual gestão municipal vem trabalhando forte no desenvolvimento do turismo local. Recentemente o prefeito Lucimar Salmória apresentou ao governador Raimundo Colombo o projeto da construção de uma marina no município. A iniciativa foi bem aceita por Colombo que garantiu apoio.