Confira em mais detalhes a viagem do prefeito Lucimar a Brasília

O prefeito Lucimar Salmória e o diretor de convênios da prefeitura, Ricardo Debastiane, estiveram em Brasília durante a última semana. Foram em busca da liberação de recursos para diversos projetos a serem desenvolvidos no município de Abdon Batista.

Lucimar e Ricardo voltaram esperançosos da viagem que segundo eles foi bastante produtiva. Foram três dias na capital federal, onde se reuniram com os três senadores representantes do estado, toda a bancada de deputados catarinenses e com representantes de boa parte dos ministérios.

No Ministério da Educação foi pleiteada a liberação dos últimos recursos para a conclusão da nova creche municipal, bem como para a compra dos equipamentos e o mobiliário necessário para que seja posta em funcionamento esta nova estrutura.  Foram apresentados também projetos para aquisição de veículos para o transporte escolar e para a construção de uma nova quadra coberta no Centro Municipal de Ensino. “Eu vejo a área educacional como um dos grandes alicerces promotores de qualquer espécie de desenvolvimento”, afirma Lucimar.

No ministério do turismo também foram apresentados e defendidos alguns projetos, já que existe um planejamento turístico sendo desenvolvido pela atual gestão, que segundo o prefeito abdonense foi muito bem visto pelos três senadores catarinenses e deputados federais. O Senador Luiz Henrique, com a apresentação das novas ideias, ficou sensibilizado e manifestou seu apoio. Ainda de acordo com Lucimar, a visita ao ministério serviu também para conseguir apoio para viabilizar recursos para o início de duas importantes obras estruturantes para o turismo, que é o saneamento básico e a revitalização das áreas centrais da cidade.

Recursos também foram pleiteados junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário. Lá, receberam sinalização positiva para a doação de uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba traçado. Neste setor a atual gestão pretende promover a agregação de valores e fomentar as parcerias com as instituições já constituídas no município, como cooperativas e associações, para que estes sejam promotores do desenvolvimento agrícola na região. Lucimar e Ricardo também trouxeram de Brasília uma novidade do governo que pode significar o fortalecimento da bacia leiteira na região. É o projeto “Leite 100”, que visa o apoio aos produtores que produzem até 100 litros de leite ao dia.

No Ministério das cidades foi tratada a questão da pavimentação urbana, como também a necessidade de diminuir o déficit habitacional no município. Foi apresentado o pedido de pelo menos mais 60 moradias dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Na FUNASA – Fundação Nacional de Saúde foi entregue os projetos e pedidos de recursos para a construção do esgotamento sanitário em toda área urbana e também para melhorias a serem realizadas na rede de distribuição de água. Ainda nesta área, foi apresentado o desejo da construção de uma nova unidade básica de saúde na cidade, o que auxiliaria na qualidade de atendimento das pessoas.

“Nossos projetos foram muito bem recebidos e previamente analisados pelos gestores federais. Estamos muito contentes e confiantes de que nossos pleitos sejam atendidos e os recursos cheguem a Abdon Batista”, disse o prefeito em seu retorno.

Ainda segundo o prefeito, após a apresentação dos pleitos é preciso agora fazer a “Lição de Casa”, que seriam as adequações dos projetos, dividindo-os em etapas, para que os recursos sejam disponibilizados da forma que pede as leis governamentais.