Projeto de reciclagem em Abdon Batista é pioneiro na região

Ação que visa a coleta seletiva do material reciclado em todo município foi iniciado e já conta com projeto de ampliação.

O projeto “Mutirão da Limpeza”, que é uma iniciativa da E.E.B José Zanchett, já havia sendo realizado em anos anteriores, mas não contava com uma coleta regular e a estrutura necessária para o máximo rendimento dos trabalhos. Agora, com o apoio do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett e da Prefeitura Municipal, a ação ganhou força após algumas reuniões promovidas pela administração municipal. “Fico muito feliz em ver este trabalho sendo ampliado com pleno apoio do nosso prefeito Lucimar e de todos. Este é mais um fruto da união e comprometimento que vivemos hoje em nosso município”, enfatizou João Hermes, Secretário do Meio Ambiente do município e coordenador do projeto.

Ficou decidido que a cada 15 dias a coleta será realizada na Praça e Comunidade Santo Antônio, e uma vez por mês nas demais comunidades.

Início da coleta e conscientização

No primeiro dia de coleta, 18 de abril, os alunos da Escola de Educação Básica José Zanchetti, e Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett, visitaram as casas do Centro da cidade e Comunidade Santo Antônio apanhando o material e pondo nas esquinas para o posterior recolhimento. Os alunos também entregaram aos moradores adesivos e panfletos com mensagens de conscientização e o calendário das coletas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através de suas agentes de saúde e as escolas do município seguem realizando o trabalho de conscientização com os alunos e nas comunidades. Na última quinta-feira, dia 02 de maio, aconteceu o primeiro recolhimento nas comunidades do interior.  Funcionários da Secretaria de Obras percorreram as localidades e transportaram o reaproveitável que foi levado para uma empresa especializada de Anita Garibaldi, que fará a destinação correta do material. Duas caçambas foram cheias com o que foi reciclado.

Para o prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória, este trabalho só se torna possível devido ao grande envolvimento de todos. “Todas as secretarias municipais, os mais diversos setores da sociedade e comunidade em geral estão envolvidos nesta causa, que é de tornar nossa cidade referência regional em proteção ambiental. Vamos todos juntos, construir o Abdon que queremos”, repete o slogan do seu governo, o prefeito abdonense.

Projeto será ampliado

O próximo passo é a construção de uma usina de reciclagem na cidade. Ali o lixo será separado e dado destinação final ao material reaproveitável, oportunizando geração de emprego e renda com o que for recolhido. No mesmo local será realizada a compostagem do material orgânico.

A Rio Canoas Energia/ Construtora Triunfo, apoia o projeto e garantiu a doação de um terreno para construção da usina de reciclagem. Na última segunda-feira, o secretário de meio ambiente do município, representantes de outras secretarias e o Engenheiro Ambiental da AMPLASC, Rodrigo da Silva, estiveram analisando um dos locais postos à disposição. De início, após a definição de um local apropriado, pretende-se iniciar a construção do barracão para armazenagem do material. Em seguida, a efetiva montagem da usina.

Abdon Batista, um município que se desenvolve ordenadamente e principalmente com responsabilidade social e ambiental.