Lançado em Abdon Batista o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

O Município de Abdon Batista também está engajado na missão de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. É o que visa o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, lançado na noite desta quarta-feira, (13) em Abdon Batista. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett e contou com a presença do Prefeito Lucimar Salmória e demais autoridades municipais, professores, diretores e da Secretária Municipal de Educação.

Segundo a Diretora do Centro Municipal de Ensino e orientadora de estudo, Zenilda Bortoli Ceregatti, aproximadamente 200 alunos e 30 professores do 1º ao 3º ano estão envolvidos no Programa no município, cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.

Os municípios que aderem ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa recebem do MEC conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como: livros didáticos, manuais do professor, obras pedagógicas, acervos de dicionários de Língua Portuguesa, jogos pedagógicos de apoio à alfabetização, além de incentivo financeiro para professores participantes de 1º ao 3º ano.

No ato de lançamento, a Secretária Municipal de Educação, Silvia Palavro Coelho, falou da importância do novo projeto para o município. “Estamos muito felizes com a implementação do Pacto, porque ele vem pra somar com as ações já realizadas, o que vai permitir um desenvolvimento significativo no aprendizado de nossas crianças”, disse ela.

O Prefeito Lucimar Salmória, ressaltou a necessidade do comprometimento de todos para que o objetivo possa ser alcançado. “Eu acredito no trabalho e no empenho de cada professor e coordenador envolvido nesta iniciativa. Por isso, não tenho dúvidas que o nosso município vai cumprir esta meta, beneficiando nossos alunos e consequentemente garantindo um futuro melhor para toda a nossa sociedade”, completou.

De acordo com o MEC, em média, 15% das crianças no Brasil não aprendem a ler e escrever até oito anos de idade. Por isso o Governo Federal deverá gastar cerca de R$ 3 bilhões até 2014, para garantir às crianças o direito de ler, escrever, interpretar um texto e dominar as primeiras contas da matemática, buscando o desenvolvimento das crianças na escola.