Assistência Social reforça o atendimento

A secretaria de Assistência Social e o CRAS do município tem a função, e vem realizando o trabalho de manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. Por isso, vemos a importância deste trabalho.  

Em Abdon Batista são realizados vários projetos sociais, e neste ano, as ações estão sendo ampliadas. Conheça um pouco mais. 

“Projeto Jovem Agricultor”

Trabalha a questão do fortalecimento de vínculos familiares, resgate de valores, prevenção ao uso de drogas, sexualidade, gravidez e o desenvolvimento das habilidades de trabalho dos jovens com a agricultura.

“Projeto Pequeno Cidadão”

O projeto é trabalhado com crianças e adolescentes e tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento humano de cada indivíduo enquanto sujeito de direitos.

“Projeto Menina Bonita”

Este projeto trabalha com as jovens técnicas de artesanatos, onde são difundidas e aprimoradas diversas atividades, o que vem auxiliar na ocupação do tempo, aprendizado e na conquista de uma renda alternativa para as famílias.

APAE

Também existem trabalhos em parceria com a APAE do município, onde é realizado o acompanhamento dos alunos e das famílias e são dadas orientações e encaminhamentos necessários com relação à saúde, documentação e educação.

 “Projeto Conviver”

Este é o projeto direcionado à terceira idade. Uma vez por semana acontece uma reunião onde os idosos participam de atividades laborais, brincadeiras e dança. Esta é uma oportunidade para o desenvolvimento e a manutenção da convivência social.

“Projeto PRONATEC Social”

Esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o SENAC, onde 25 jovens do município estão participando gratuitamente de um curso de auxiliar administrativo.  Mais dois cursos serão oferecidos ao longo deste ano, que é o de recepcionista e operador de computadores.

“Bolsa Família”

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. No município estão sendo realizados os serviços de atualização de novos cadastros e inclusão de novos beneficiários.

Trabalho com as gestantes

A Secretaria de Assistência Social trabalha com as gestantes em conjunto com a Secretaria da Saúde. Quinzenalmente são realizadas palestras ministradas por uma equipe multidisciplinar que levam às mulheres temas relacionados a gravidez. Também são realizados trabalhos artesanais, onde as futuras mamães aprendem a confeccionam o seu enxoval. Ao final da gravidez a gestante leva pra casa um kit com produtos que auxiliam nos cuidados com o bebê.

Novidades

Projetos na área da habitação

A prefeitura estuda os projetos e espera aplicar o mais cedo possível no município os programas Minha Casa, Minha vida e o Programa Nacional de Habitação Rural. Os dois têm por finalidade facilitar a conquista do sonho de cada morador de adquirir a casa própria.

Grupo de Mulheres

Será criado neste ano de 2013 o Grupo de Mulheres, cujas atividades serão desenvolvidas nas comunidades e na sede. Com o projeto será trabalhada a autoestima, os vínculos familiares, a confecção de produtos artesanais e renda alternativa.

Diretoria dos Direitos Humanos e Políticos Para a Juventude

Com o início da nova gestão foi criado a Diretoria dos Direitos Humanos e Políticos Para a Juventude. A diretoria trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e proteção dos direitos humanos. Este trabalho é desenvolvido através de uma parceria entre a Assistência Social, saúde e educação.  

Serviço

A Secretaria de Assistência Social e o CRAS do município está à disposição de todos na Rua Valeriano Demeneck, n° 765, Centro. O telefone é o (49) 35451279 e o (49) 35451360. Você também pode entrar em contato pelo email: social@abdonbatista.sc.gov.br .

Secretária da Assistência Social: Fabiana Mecabô.

Responsável pela Diretoria dos Direitos Humanos e Políticos Para a Juventude: João Paulo da Silva.

Assistente Social – Maristela Lorenzoni.

Psicóloga – Maria Cecília Peixoto.