Município de Abdon Batista Decreta Sitação de Emergência

O Prefeito Municipal de Abdon Batista Sr. Luiz Antonio Zanchett, convocou o COMDEC – Conselho Municipal de Defesa Civil, o qual é composto por membros que representam os mais diversos segmentos da sociedade, para avaliar as perdas e Decretar Situação de Emergência em função da forte estiagem que se abateu sobre o município nos últimos 70(setenta dias). Conforme relato dos presentes à estiagem trouxe prejuízos em diversos setores do município, pois a economia local é essencialmente agrícola, e, a irregularidade das chuvas, além de afetar a produção de lavouras, tais como: milho, feijão, soja e fumo, afetou também as pastagens e conseqüentemente trouxe prejuízos também na Pecuária de Corte e de Leite, o município ao longo deste período está com racionamento de água da rede pública e mesmo assim, ainda falta água em determinados horários. Nas comunidades do interior, devido à falta de renovação das águas cujo fornecimento é proveniente das fontes e nascentes, houve registro de diversos problemas de saúde como rota-vírus, diarréia, entre outros. O Comércio local também sofreu o impacto em função da estiagem que afetou a renda dos agricultores, principalmente no setor leiteiro que era uma das únicas fontes mensais de renda. Com o reconhecimento da Situação de Emergência pela Defesa Civil do Estado, os agricultores obterão o embasamento legal necessário para poder renegociar suas dívidas ou acionar o seguro, pois, conforme informou o Escritório local da Epagri, já iniciaram os pedidos de Proagro, e certamente haverá insuficiência de renda por parte dos produtores residentes nas áreas mais afetadas, a fim de que possam quitar seus financiamentos. O município espera receber auxílio emergencial, com intuito de amenizar a situação principalmente daqueles que terão de efetuar o replantio de suas lavouras e pastagens, as quais, não obtiveram sequer germinação em função da falta de chuva.