E.E.B.José Zanchett completa 42 anos

HISTÓRICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ ZANCHETTI

Em 1917 várias famílias se instalaram aqui nesta terra fundando a Vila Nova, hoje Abdon Batista.

Devido as necessidades e preocupações dos pais com a escolarização dos filhos em 1930 iniciou o funcionamento de uma Escola Isolada Estadual com ensino primário, e em 1953 a denominação foi Escolas Reunidas Professora Rosa Valentina da Silva Alves.

Em 1954 foi designada para responder pela direção da E.P. Rosa Valentina da Silva Alves a professora Delfina Demeneck ( 1º Diretora ).

Faziam parte do quadro de professora e funcionários da referida Escola: Maria Angelina Debastiane Mesari (Período de 1954 a 1958).Em 1959-por Decreto 741 de 22/09/58 a E.Rosa Valentina da Silva Alves passou a ser denominada "grupo Escola José Zanchetti"-Responsável pela direção-José Bortoli(1959-1960)Neste período continuaram trabalhando Delfina Demeneck Palavro,Maria Angelina Palavro, Zevir Mecabô, Ernestina Bortoli, Angélica Baratieri.

Em 1961-chegaram às irmãs da congregação Nossa Senhora Imaculada Conceição com o objeto da Formação cristã da infância e da juventude e também o recrutamento vocacional.

A Congregação foi fundada em 1836 em castres-Franças pela jovem Emilie deVilleneuve,que suas aprendeu desde ceda a amar o senhor e os pequenos e por isso quis que suas filhas se dedicassem áqueles que mais necessidade Têm de sua ajuda.Por esse motivo as ás irmãs Azuis,sempre vão com alegria para lugares pequenos como a querida Vila de Abdon Batista(como diziam).

O primeiro grupos que chegou em 1961 e iniciou o trabalho: Ir. Maria Antonia, Ir.Natividade, Ir.Celina Maria, Ir.Deolinda, Ir.Denise Maria, Ir Hilda Maria,Ir. Anunciata, Ir. Maria Evarista.

O prédio onde hoje funciona a EEB.José Zanchett foi inaugurado em 26 de agosto de 1961.

Já no ano de 1961,as irmãs assumiram a Direção da Escola e com muito amor educaram crianças e jovens

De 1961 a 1998 a educação foi conduzida pelas bondosas irmãs que tinham como projeto educacional à formação integral do ser humano.

Em 1965-foi criado o ginásio Normal Othon Gama D`Eça que conferia o certificado de professor regente primário.Formou-se a 1ªturma em 1968(29 alunos) entre os quais alguns trabalham na como professores: Daura Borges zanchett, Hilda Coelho, Margarida Dalpiva, Diva Goretti Mesari.

1971-Com a reforma de ensino ,foi unificado o primário e o ginásio com a denominação de 1ºgrau (uniforme abrigo azul e camiseta Branca).

Com as demandas da sociedade o 1ªgrau que era ofericido tornou-o insuficiente ,o que levou o professor João Batista a desencadear  um processo para a criação do Segundo Grau que se concretizou em 1987.

Com a criação do curso do magistério, de 1º a 4º série, que formou 3 turmas num total de 38 alunos, que atuam no Sistema de Ensino Estadual, municipal e outros municipios.

Por não atender ao interesse da comunidade o curso foi desativado em 1990, dando lugar ao curso de Educação Geral que formou 8 turmas.

Com a reforma do Ensino proposta pela LDB a denominação da Unidade Escolar passou a ser Escola de Educação Básica José Zanchetti com ensino fundamental e médio.

Hoje a E.E.B.José Zanchett conta com 386 alunos distribuídos no ensino fundamental e médio, 21 professores, 4 serventes e 1 vigia.