Rede Municipal de Ensino alcança melhor avaliação do IDEB de sua história

A Rede Municipal de Ensino está em festa, após a divulgação dos índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no início da última semana. Com uma nota de 5,9 o Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett obteve média superior a estadual que ficou em 5,7 e a segunda maior entre os municípios da região da AMPLASC. O resultado de Abdon Batista foi inclusive muito superior à média das escolas municipais em nível nacional, que foi de 4,9 nos anos iniciais.

Esta é a melhor nota do município desde 2007, ano em que este parâmetro de avaliação foi adotado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Em 2011 a educação municipal abdonense havia alcançado a média de 5,6.

A nota do IDEB é baseada na somatória de diversas ações, como, avaliação dos alunos através de prova escrita, formação de professores, investimento na educação, estrutura física, merenda, transporte, atendimento, entre outros.

A diretora do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett, Zenilda Bortoli Ceregatti, comemora este resultado e afirma que esta conquista é o fruto do esforço de várias mãos. “Notamos o quanto a Administração Municipal está investindo para melhorar a qualidade do ensino, e, nossos professores e demais colaboradores, estão se esforçando para oferecer o melhor aos alunos. Este resultado se deve a união e o comprometimento de todos, muito obrigado”, disse.

Oferecer as ferramentas de trabalho adequadas e promover a capacitação dos professores é o grande segredo para os bons resultados, afirma o prefeito Lucimar Antônio Salmória. “Deste o início de nossa gestão estamos investindo para melhorarmos a qualidade do ensino em nosso município. Nossa estrutura física vem sendo melhorada e modernizada, com salas informatizadas e materiais didáticos de primeira linha. Nossos professores realizam a formação continuada, sempre reciclando e aprimorando seus conhecimentos. Estamos todos juntos neste desafio de alcançarmos um dos melhores índices de todo o estado de Santa Catarina”, destacou.

Para a próxima avaliação do IDEB, daqui a dois anos, o objetivo da Secretaria Municipal de Educação de Abdon Batista é não apenas manter o bom resultado, mas elevar a média, para pelo menos 6 pontos.