Rede Municipal e Estadual de Ensino comemoram o Dia do Meio Ambiente

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 05 de junho, os alunos do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett e Escola de Educação Básica José Zanchetti se uniram para realizar atividades com o objetivo de refletir sobre questões relacionadas à proteção ambiental. As turmas do período matutino e vespertino realizaram apresentações de peças teatrais com a participação dos professores e uma caminhada ecológica, onde levaram para as ruas centrais da cidade mensagens de amor a natureza e gritos de guerra pedindo sua preservação. Os alunos do 1º ao 5º ano do Centro de Ensino Municipal ainda realizaram a pesagem de pilhas e baterias, recolhidas desde o início do ano, através de uma gincana entre turmas. A iniciativa foi inserida no Projeto de Reciclagem do CEME, que é coordenado pelo professor Dionísio Petry, com o apoio dos demais professores. No total, 40 quilos de pilhas e baterias receberão a destinação correta.

O tema Meio Ambiente foi trabalhado durante todo o último mês nas salas de aula, tanto da Rede municipal de Ensino, quanto da escola estadual. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Silvia Palavro Coelho, esta campanha e parceria foi uma boa maneira de trabalhar o tema com os alunos, que puderam interagir a respeito da situação atual e dos cuidados a serem tomados para a proteção do meio em que vivemos.

Da mesma forma, a Diretora da Escola de Educação Básica José Zanchetti, Eleni Zanchett, destacou o trabalho em conjunto entre as duas instituições de ensino. “Foi um dia extremamente importante de conscientização e respeito pela natureza. Mostramos às nossas crianças, em sala de aula e hoje através desta ação, o verdadeiro valor e a importância de preservarmos o meio em que vivemos. Gostaria de agradecer a cada professor da Escola de Educação Básica José Zanchett pelo empenho e dedicação na realização deste evento, e a toda equipe do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett, pela parceria e contribuição”, finalizou.

As duas instituições de ensino também agradecem a Empresa Enercan, que mais uma vez foi parceira. É importante destacar ainda a participação da empresa em todas as ações das escolas abdonenses, envolvendo quaisquer atividades relacionadas ao meio ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.