A Rede de Proteção e Atendimento de Abdon Batista/SC, formada por representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, CRAS, APAE Vida Nova e EEb José Zanchett, em parceria da Administração Municipal e Polícia Militar, realizou na tarde do dia 28 de setembro a Caminha pela Vida, buscando sensibilizar a comunidade sobre o Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio.

A caminhada teve início no Centro Multiuso, com participação do Grupo de Idosos, das crianças e adolescentes participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, dos alunos da APAE e EEB José Zanchett e Ceme Luiz Zanchett assim como demais profissionais da rede. A parada aconteceu em frente a Prefeitura Municipal, onde foram realizadas apresentações de canto e declamações de poemas pelos alunos do EEB José Zanchett. No momento a Dra Laura, médica da Estratégia de Saúde da Família – ESF, realizou uma fala sobre a importância do acolhimento por parte de amigos e familiares e da rede de proteção, assim como a necessidade de não sentir vergonha em procurar ajuda profissional e realizar o tratamento necessário: “a Depressão é como qualquer outra doença, você procura o Posto de Saúde para tratar a Diabetes e Hipertensão, por exemplo. Com nossa Saúde Mental é a mesma coisa, precisamos buscar apoio profissional e realizar o tratamento necessário, o Posto de Saúde está de portas abertas”.

Durante o mês de setembro foram realizadas atividades pela Rede para conscientização e discussão sobre saúde mental e a importância de procurar ajuda profissional.