Comitiva chilena visita Abdon Batista

Durante esta quarta-feira (13), uma comitiva chilena composta por autoridades do país e representantes do Banco do Estado do Chile estiveram em Abdon Batista em visita oficial. Os chilenos foram recepcionados pelo prefeito Lucimar Salmória, pelo vice, Fernando Mocelin, vereadores, secretários e servidores municipais e também pela Fanfarra Municipal de Abdon Batista.

Na parte da manhã, após a recepção que aconteceu no Centro Multiuso Santin Palavro Júnior, os integrantes da delegação chilena tomaram café com os gestores abdonenses, visitaram as obras da nova prefeitura e o Centro Municipal Luiz Zanchett, onde conheceram as Salas Inteligentes. À tarde, realizaram visita à Usina Hidrelétrica Garibaldi e confraternizaram com o Grupo dos Idosos. No final da tarde aconteceu uma reunião de despedida no gabinete do prefeito, onde brasileiros e chilenos trocaram lembranças.

Alex Pedraza, vereador na cidade de Codegua no Chile, explicou que o objetivo com o encontro é promover a integração e irmanamento entre a cidade de Codegua e Abdon Batista. “Vemos que é muito importante esta troca de cultura e conhecimentos que este Intercâmbio Cultural proporciona. Abdon Batista tem um povo muito amável, por isso, pretendemos tornar as duas cidades irmãs”, destacou.

O Governador da região de O’higgns, Juan Pablo Dias Burgos, visitou Abdon Batista pela 4ª vez. Ele afirma que é notável o desenvolvimento do município em todas as áreas a cada ano que passa. ”O município está diferente, são várias obras e ações que não existiam no início de 2013 e podem ser vistas agora. Podemos notar que ouve uma grande evolução na educação, na área social, na saúde e também na agricultura. Parabenizo o prefeito Lucimar Salmória por ter esta visão futurista, que está levando Abdon Batista para o caminho do pleno desenvolvimento”, disse.

O prefeito Lucimar Salmória também destaca como de elevada importância este intercâmbio que vem sendo realizado desde o ano de 2005. “Por algumas vezes fomos visitados e também visitamos os chilenos. De lá trouxemos ideias importantes para o desenvolvimento do nosso município e eles também absorvem muito do que dá certo por aqui. Agradecemos a visita e celebramos acima de tudo a amizade que foi constituída entre nós, abdonenses, e nossos “hermanos chilenos”, relatou o prefeito

Agora, para firmar o acordo de irmanamento entre as duas cidades, uma comitiva de autoridades abdonenses também deve realizar visita ao Chile. O convite por parte dos chilenos é para que este encontro aconteça no mês de outubro deste ano.