Novas propriedades são contempladas com o Projeto de Recuperação de Nascentes “Modelo Caxambu” em Abdon Batista

A Administração Municipal de Abdon Batista nesse caso em parceria com a Weg e Enind, através da Secretaria de Agricultura, segue dando andamento ao Projeto de Recuperação de Nascentes “Modelo Caxambu”. No final do mês de abril, foi feita a proteção e plantio de mudas nativas, de mais um Caxambu, localizado na comunidade de Colônia do Salto, na propriedade do senhor Arnildo Bortoli, que irá contemplar algumas famílias com o abastecimento de água naquela localidade.

Para participar do projeto, os produtores interessados realizaram cadastro na prefeitura. O modelo de proteção Caxambu garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos e se torna uma opção de captação de água nas propriedades em períodos de estiagem.

A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita que várias famílias sejam contempladas. É um modelo simples que dispensa a limpeza periódica da fonte.